Na Competência II, então, avaliamos como o participante se apropria da proposta de redação — aplicando conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema de forma plena e consistente —, bem como do texto dissertativo-argumentativo, demonstrando conhecimento sobre os limites es- truturais da tipologia ...
Ler o enunciado inicial; Compreender os comandos da proposta de Redação (tudo o que deve ser feito estará escrito na proposta); Compreender o tema (a respeito de que assunto deve escrever); Observar o eixo e o recorte temáticos (qual parte do tema precisa direcionar a discussão);
O segundo aspecto avaliado na competência 2 é o repertório sociocultural. A redação do Enem avalia o conhecimento de mundo do candidato, mas isso não significa que basta citar informações, dados e citações; pelo contrário, a competência avalia se o repertório é pertinente e produtivo.
5 passos para garantir 200 pontos na Competência 2 do ENEMCompreenda bem o tema proposto. ... Demonstre autoridade. ... Traga conhecimento de outras áreas. ... Pensar fora da caixa. ... Obedecer à estrutura dissertativa-argumentativa.
Agora que você já sabe como é avaliado na competência 2 Enem, vamos descobrir o que você deve fazer para alcançar a pontuação máxima nela!
...
5 dicas para tirar 200 na competência 2 EnemCompreenda bem a proposta. ... Mostre seus conhecimentos sobre o tema. ... Não copie. ... Seja incisivo. ... Fique informado.
23 curiosidades que você vai gostar
Na Competência II, então, avaliamos como o participante se apropria da proposta de redação — aplicando conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema de forma plena e consistente —, bem como do texto dissertativo-argumentativo, demonstrando conhecimento sobre os limites es- truturais da tipologia ...
Dicas para fazer 200 pontos na Competência 3 da redação Enemfaça a leitura atenta da proposta de redação. ... anote sua tese e elenque argumentos, fatos, opiniões e informações que poderão ser desenvolvidos no texto. ... pense em uma proposta de intervenção que se relacione com os aspectos desenvolvidos na argumentação;
Existem 6 níveis de pontuação para cada uma das competências: o maior vale 200, que vai reduzindo em 40 pontos a cada descida de nível, num total de 6 níveis, ou seja: 1.º nível: 200 pontos. 2.º nível: 160 pontos. 3.º nível: 120 pontos.
A competência 2 da Redação do Enem tem o objetivo de avaliar a compreensão da proposta de redação, a interdisciplinaridade e a adequação ao texto dissertativo-argumentativo.
Para casos de tangenciamento, a nota na competência II é 40. Para casos de fuga ao tema, a nota é zero no texto como um todo. Ao avaliar o texto, tenha bem estabelecido qual é o ponto central do tema e, então, comece a identificar se houve um destrinchamento de ideias direcionadas à resposta dele.
A competência 2 examina três eixos principais:a compreensão do tema (considerando o recorte específico do assunto)adequação do tipo textual (texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo)uso de repertório sociocultural (diferentes áreas do conhecimento relacionadas ao tema)
Competência II
Esse critério avalia bem a capacidade de interpretação do texto que o candidato possui, pois, ao fugir do tema, ele demonstra um indício de não ter conseguido compreender a proposta da prova.
Repertório não legitimado Trata-se de repertório em que se utilizam informações, fatos, situações e experiências vividas SEM respaldo nas Áreas do Conhecimento (científicas ou culturais).
A competência 2 da Redação do Enem avalia a compreensão da proposta de redação e o atendimento ao tema e ao tipo de texto, o dissertativo-argumentativo. ... A competência 2 da Matriz de referência avalia habilidades discursivas muito importantes.
Elementos da Proposta de intervençãoAção.Agente.Meios.Finalidade.Detalhamento.Revisão de Elementos da Proposta de intervenção.
O que é avaliado na competência 3 da redação do Enem? Para garantir a nota máxima, é preciso que o texto mostre que o participante sabe "selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista."
A Competência III avalia a articu- lação entre informações, fatos e opiniões, ou seja, avalia o projeto de texto do participante, e essa articulação considera o texto como um todo, o que inclui, necessariamente, a proposta de intervenção.
O texto dissertativo-argumentativo é composto, como o próprio nome indica, pela mesclagem do gênero dissertativo e argumentativo. Isso significa que, nesse tipo de texto, o autor disserta sobre algum tema, — discorre sobre o assunto —, e argumenta em favor de um ponto de vista, — defende uma posição.
Além disso, é na terceira competência que o avaliador verifica se o texto é apenas uma dissertação ou se, além de informar sobre um determinado tema, o autor manifesta seu posicionamento e faz críticas com relação às informações selecionadas para persuadir o leitor. ...
Essa competência é um pouco mais ampla que a primeira. O texto do edital diz que, para alcançar os 200 pontos, o candidato deve “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”.
Para formar a nota máxima dessa competência, que equivale a 200 pontos, o candidato deve garantir "estrutura sintática excelente", que admite apenas uma falha, e, no máximo, dois desvios. Caso contrário, a nota sofrerá desconto de acordo com número de erros cometidos.
Enem Domínio da norma padrão da língua portuguesa. ... Compreensão da proposta de redação. ... Seleção e organização das informações. ... Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. ... Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
A competência 3 do Enem é responsável por avaliar a capacidade de argumentação e defesa do ponto de vista do candidato. Para atingir a nota máxima nessa competência é preciso desenvolver um projeto de texto que compreenda a tese e selecione adequadamente os argumentos necessários para a sua defesa.
A incoerência interna relaciona-se ao fato de o candidato apresentar fatos ou exemplos, de forma desconexa entre si, sem se relacionar uns aos outros ou próprio ao projeto de texto. Disso, deriva a importância da seleção na hora de escrever.
Para garantir a coerência na defesa do ponto de vista, priorize as informações mais conhecidas na introdução, com acréscimo de nova informação que se encaminhe em favor de sua tese.
Como modificar totalmente um sim The Sims 4 PS4?
Como plantar a semente do baobá?
Como recuperar a conta na Nintendo Network?
Quais as etapas de criação de software explique cada uma?
Como mudar meu e-mail de acesso ao site Descomplica?
Como fazer um projeto de cozinha pequena?
Como germinar sementes de Baraúna?
Como cuidar da planta Dracena baby?
Qual o nome do livro citado em quase todas as nossas aulas de educação financeira *?
Como planejar uma cozinha com ilha?
O que saber antes de viajar sozinha?
Onde fica salvo documentos em PDF?
Como recuperar a senha do Wi-fi da Claro?
O que saber antes de ir pra Chapada dos Veadeiros?
Como fazer para mudar o E-mail do Bilhete Único?