Regras para o crédito do Ativo Imobilizado Uma empresa pode pleitear o direito a crédito do valor do ICMS apenas quando os bens que compõem ao ativo imobilizado estejam diretamente relacionados ao seu processo de produção ou comercialização de mercadorias ou até mesmo as prestações de serviços tributadas pelo ICMS.
O crédito do ICMS advém do direito de abater das respectivas saídas o imposto pago na aquisição de produtos e mercadorias e serviços. O montante do crédito corresponde ao valor a ser abatido do respectivo débito do imposto. Caso o crédito seja maior que o débito, denomina-se "crédito acumulado".
O crédito acumulado de ICMS nasce quando a empresa tem direito a creditar o ICMS do documento fiscal de aquisição, mas na venda ela não terá débitos. A empresa pode ter essa situação por exemplo quando compra matérias-primas, toma créditos, mas exporta a mercadoria.
É vedado o crédito do ICMS se o bem for destinado à industrialização e/ou comercialização de mercadorias beneficiadas com a isenção de ICMS ou mercadorias não tributadas pelo imposto, exceto quando houver autorização expressa para a manutenção dos créditos nessas situações.
CIAP: Transferência de créditos de Ativos
Neste caso, o crédito a ser transferido será calculado observando o valor do imposto destacado na nota fiscal de aquisição do bem dividido por 48 e multiplicado pelo número de parcelas remanescentes no período de apropriação.
15 curiosidades que você vai gostar
Não tenha medo, já ensinei você a calcular o crédito do Ciap seguindo as etapas:1º Somar os créditos que compõe o Ciap.2º Dividir em 48 vezes.3º Somar de maneira correta o valor contábil e a base de cálculo mensal.4º Encontrar o percentual do mês.5º Multiplicar a parcela pelo percentual encontrado.
O CIAP foi criado para regulamentar o dispositivo da Lei que possibilita a todos os contribuintes de ICMS a apropriação do crédito nas aquisições que forem destinadas ao ativo permanente.
Uma empresa pode pleitear o direito a crédito do valor do ICMS apenas quando os bens que compõem ao ativo imobilizado estejam diretamente relacionados ao seu processo de produção ou comercialização de mercadorias ou até mesmo as prestações de serviços tributadas pelo ICMS.
O sistema de crédito ou de não cumulatividade do ICMS permite que haja compensação do imposto, isto é, garante ao sujeito passivo ou àquele que recebe as mercadorias ou produtos o direito de se creditar do imposto que foi anteriormente cobrado em operações envolvendo a entrada de mercadorias.
Quem não participou da festa da fazenda?
Quais são os requisitos da Norma 14001?
Quando a pessoa quer provocar ciúmes?
Quem exerce o Poder Legislativo do país?
Quanto ganha a classe alta no Brasil?
O que fazer para aliviar a dor neuropática?
Quem tem pino na coluna aposenta?
Qual foi a maior audiência da Band?
Quais os alimentos que aumentam os triglicerídeos?
O que legitimidade extraordinária?
Quais são as plantas briófitas?
Como falar com o Procon online?
Qual medicamento para chiado no pulmão?
Quais as espessuras das telhas de fibrocimento?