Como já mencionamos, sua rotina de trabalho consiste em analisar e julgar processos, sempre partindo da interpretação da lei. Durante o seu dia a dia, o juiz deverá emitir despachos, realizar audiência com as partes, proferir sentenças, atender advogados em seu gabinete, entre diversas outras atividades que o envolvem.
Essa resolução regulamenta, no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Resolução 88/2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que fixou a jornada de trabalho dos servidores do Poder Judiciário em 8 horas diárias e 40 horas semanais.
Olivar conta que o dia a dia de um juiz é bastante atribulado, já que prepara despachos, sentencia, faz audiências, recebe as pessoas, enfim, responde plenamente pela vara. Da graduação em Direito até passar no concurso para a magistratura de MS foram dois anos estudando de oito a nove horas por dia.
Mesmo que a situação não seja das melhores, o respeito deve predominar. Nas audiências, os juízes tendem a dar mais valor aos argumentos formulados sem a utilização de ofensas. O respeito, a concentração e controle sobre a fala, gestos e ações demonstra firmeza.
Nas provas objetivas e discursivas, o candidato precisa demonstrar um vasto conhecimento técnico de Direito, domínio sobre a língua portuguesa e boa redação. Na prova oral, o que ficará em evidência é o poder argumentativo e de convencimento, além de postura e controle emocional.
23 curiosidades que você vai gostar
Na magistratura, o Juiz de Direito em exercício administra a justiça dentro da estrutura do Poder Judiciário, um dos três poderes do Estado que tem a função de garantir os direitos individuais, coletivos e sociais dos cidadãos.
Eis a lista do que o juiz não pode, no exercício de suas funções: · Não pode escolher dia, hora, nem caso segundo o seu teor de elegância ou desafio técnico para resolver os conflitos que lhe são apresentados, porque os conflitos humanos não têm hora, nem lugar certo, nem conteúdo preferencial para explodir.
Na audiência de conciliação o Juiz pode fazer perguntas às partes, mas com o objetivo de entender melhor a situação, até mesmo para tentar sugerir alguma reflexão sobre possível acordo. ... Já na audiência de instrução, há um momento específico para se fazer perguntas.
A audiência de instrução e julgamento é uma sessão pública e pode ser considerada a mais importante do processo, pois é quando as provas orais e os depoimentos das testemunhas acontecem. É neste momento que juiz tem o contato mais próximo com as partes e advogados do caso.
Por que Dragon Ball Z foi criado?
Como trabalhar com alunos que têm Dislalia?
Como foi gravado o Capitão América O Primeiro Vingador?
Quais as principais atividades agropecuárias do Cerrado?
O que acontece se o peão chega no final do tabuleiro?
Como o setor da saúde controla os fatores ambientais?
Onde foi gravado a série Spartacus?
Como foram gravadas as cenas de Salve-se quem puder na pandemia?
Para qual faixa etária o voleibol foi criado?
Como foi o governo de Oliver Cromwell na Inglaterra?
Como foi influenciada em sua formação por uma variedade de povos que habitavam a Península Itálica?
Quem é João Amoedo de verdade?
Como montar jogo adivinha quem?
Qual é a função do relé auxiliar?