As ações de vigilância da qualidade do ar são realizadas através do mapeamento das principais áreas de risco de poluição do ar provocada por substâncias químicas e agentes físicos de comprovado ou suspeito efeito nocivo à qualidade da saúde humana.
O Decreto nº 3.450, de , aprova o estatuto da FUNASA, estabelecendo como sua competência a gestão do Sistema Nacional de Vigi- lância Epidemiológica e Ambiental em Saúde.
A finalidade precípua das ações de vigilância em saúde ambiental é identificar e intervir nos problemas de saúde relacionados aos fatores de riscos ambientais do território com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.
O objeto da Vigilância em Saúde Ambiental é a relação sócio ecológica do ambiente, da saúde e da sustentabilidade, e há que se avançar e pensar na análise de situação de saúde ambiental como eixo da discussão do seu objeto produzindo informação qualificada para a intervenção solidária e democrática tendo a saúde como ...
Os fatores ambientais podem ser: agentes físicos, substâncias químicas, agentes biológicos e fatores nutricionais. Eles estão relacionados às características geográficas de uma região, à cultura dos grupos, ao status socioeconômico e a fatores ocupacionais (Hutt e Burkitt, 1986).
Como componente da vigilância em saúde e visando à integralidade do cuidado, a VISAT deve inserir-se no processo de construção da Rede de Atenção à Saúde, coordenada pela Atenção Primária à Saúde (Portaria GM/MS Nº 3.252/09).
Dentro da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM), as áreas de atuação são: Vigilância da qualidade da água para consumo humano (Vigiágua); Vigilância em saúde de populações expostas a poluentes atmosféricos (Vigiar); Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos (Vigipeq); ...
No Brasil, a Vigilância em Saúde Ambiental começou a se estruturar no final da década de 90 no Centro Nacional de Epidemiologia – CENEPI, da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Com a extinção do CENEPI, suas atividades passaram a ser competência da Secretaria de Vigilância em Saúde – SVS, criada em 2003.
O objetivo da Política Nacional de Saúde Ambiental (PNSA) é proteger e promover a saúde humana e colaborar na proteção do meio ambiente, por meio de um conjunto de ações específicas e integradas com instâncias de governo e da sociedade civil organizada, para fortalecer sujeitos e or- ganizações governamentais e não- ...
As atividades da Vigilância em Saúde Ambiental são desenvolvidas nos doze distritos sanitários, em parceria com órgãos intra e inter-setoriais, nas seguintes áreas de atuação: Vigilância da qualidade da água para consumo humano – VIGIAGUA; Vigilância em saúde de populações expostas a contaminantes químicos – VIGIPEQ; e ...
Quando vai ser a noite mais longa do ano?
O que são os frutos no direito civil?
Tem que lavar o rosto antes de esfoliar?
Qual o melhor horário para tomar vitamina D3?
O que a neuropatia periférica pode causar?
Qual personalidade de Aquário?
Quais os tipos de rolos para pintura?
O que é a trama de um telhado?
Como descobrir unidade consumidora Copel pelo CPF?
Qual é o time de futebol mais rico do mundo?
O que é registro de agrotóxicos?