A maioria dos representantes desse grupo tem respiração aeróbica, absorvendo oxigênio por difusão. Dependendo das condições ambientais, alguns protozoários podem formar cistos, retomando sua conformação original em condições favoráveis.
A membrana plasmática da célula de um protozoário pode ser simples ou recoberta por uma carapaça calcária rígida. Através dela são realizadas as trocas gasosas e a absorção e excreção de substâncias. ... Os resíduos são excretados, juntamente com o vacúolo, podendo ser eliminados por toda a superfície celular.
A nutrição dos protozoários é basicamente heterotrófica, e a captura do alimento geralmente ocorre por fagocitose. A digestão intracelular ocorre por meio da formação de um vacúolo digestivo. É importante salientar que algumas espécies de protozoários são capazes de nutrir-se por processos fotossintéticos.
Os protozoários fazem parte do Reino Protista, assim como as algas. Esses microorganismos são unicelulares (de uma só célula), eucariontes (com um núcleo) e, geralmente, são heterotróficos (sem capacidade de produzir seu próprio alimento, portanto, se alimentam de outros seres vivos).
Reprodução. Os protozoários podem apresentar reprodução assexuada, por bipartição ou cissiparidade - em que o material genético é duplicado e separado para pólos opostos da célula, que é então dividida gerando dois indivíduos idênticos.
As organelas responsáveis pela locomoção do protozoário podem ser os flagelos, os cílios ou ainda extensões fluidas do próprio corpo (os pseudópodes).
Os protozoários apresentam reprodução assexuada com divisão binária, mas há algumas espécies que apresentam reprodução sexuada. Nesse último caso, observa-se a fusão desses organismos, a formação de zigoto e uma posterior divisão. Esse processo garante a recombinação genética.
Existem ainda protozoários que se movimentam com a ajuda de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos que modificam a forma do corpo do organismo e promovem a locomoção. Esse grupo, do qual fazem parte as amebas, é chamado de rizópodos.
Há espécies de protozoários que são parasitas e provocam doenças nos seres humanos, como é o caso da doença de Chagas, leishmaniose etc. Outros protozoários estabelecem uma relação de mutualismo com outros organismos, como o protozoário do gênero Trichonympha, que vive no intestino de cupins auxiliando na digestão da celulose.
Protozoário é um termo popular para indicar organismos predominantemente unicelulares, cuja origem é grega, onde proto significa primeiro e zoo, animal. Acredita-se que as primeiras observações destes organismos foram feitas por Antonie van Leeuwenhoek entre o século XVII e XVIII.
Como perder o medo do que os outros pensam?
Como se livrar dos vampiros de energia?
Como ficou conhecido Morte e vida severina?
O que fazer com o desejo de vingança?
Como saber se uma amizade é tóxica?
Como faço para eliminar o ego?
O que fazer para liberar arma infinita Resident Evil 5?
Como acabar com um pensamento obsessivo?
Como faço para imprimir direto da internet?
O que fazer quando o filho está mentindo?
Como incluir deficiência na CNH?
Como será o verão 2020 em São Paulo?
O que é a classificação de mallampati?
Como liberar Wortox doN'T Starve together?
Como estampar Silk em camiseta?
Como será que essa história de audiovisual começou?