A rainha dos cupins é uma fêmea fértil que pode viver de 25 a 50 anos, e têm a capacidade de colocar até três milhões de ovos por ano, sendo que, quando grávida, seu abdome aumenta atingindo um tamanho enorme.
Após os curtos vôos, os reprodutores perdem suas asas e iniciam com seus parceiros o processo de acasalamento. O par formado entoca-se na madeira, iniciando sua própria colônia como rei e rainha. O ciclo de vida repete-se quando a nova rainha deposita seus ovos, que serão ninfas, soldados, operários e reprodutores.
Se o ninho estiver no chão, cave. Se o ninho estiver em um toco ou árvore, utilize o machado para chegar no centro da madeira. Trabalhe rápido, pois os cupins vão tentar mover a rainha imediatamente. O ninho pode se estender por vários metros no subsolo, esteja preparado para cavar.
Aquela “areia” de cupim é cocô! Além disso, existe outra maneira de encontrar uma colônia. Basta fazer uma busca na casa, procurar buracos na madeira, pisos soltos, fendas na parede. Ainda assim, se você ficar desconfiada basta bater na madeira para checar espaços ocos, ou também empurrar com uma chave de fendas.
Falando em tamanho, rainhas cupins são enormes. Elas podem ser até 100 vezes maior do que o cupim operário. As maiores rainhas podem ter 20 centímetros de comprimento.
Como todos os seres vivos, a água é um componente essencial para a sobrevivência dos cupins. O excesso de umidade nos móveis é, inclusive, uma das principais causas de infestação. Sendo assim, procure eliminar e evitar que as peças de madeira tenham contato com água ou sejam instaladas em locais úmidos.
“Uma rainha de cupim chega a colocar, por dia, entre cinco e seis mil ovos. O cupim subterrâneo ou de solo são os piores. Ele é uma praga silenciosa e fica sempre escondido. Quando a gente se dá conta da infestação, já está tudo destruído”.
4 dicas de como acabar com cupim de casa
Esses insetos possuem ótima organização nas suas colônias e realizam o que chamamos de metamorfose incompleta. Logo, o ciclo de vida dos cupins se resume em: ovo, larva, ninfa e adulto.
Cupins têm seis patas curtas e grossas. 4 Estude os tipos diferentes de cupins. Existem três: os alados (reprodutores), os operários e os soldados.
Cupins são parecidos com formigas; portanto, você vai ter de examinar um espécime de perto para fazer a distinção. Se possível, pegue um deles com o polegar e o indicador e prenda-o para realizar o exame com uma lupa ou algo do tipo.
Pergunte ao dedetizador quais as opções de tratamento. Geralmente, os profissionais usam sprays e pesticidas para combater a infestação de cupins. Por mais que haja pesticidas aprovados pelo Inmetro e pelos devidos órgãos de saúde e controle, você pode optar pelo spray se ficar mais tranquilo.
Cupins têm quatro asas do mesmo tamanho que o corpo do inseto, enquanto formigas têm asas de dimensões diferentes. Cupins têm duas antenas retas, enquanto as das formigas são um pouco curvadas. Conte as patas. Tente inspecionar esse detalhe. Cupins têm seis patas curtas e grossas. Estude os tipos diferentes de cupins.
Faz quanto tempo que Jesus nasceu?
Quantos grupos de Escoteiros existem no Brasil?
Porque o pé do meu bebê fica gelado e suado?
Quais são os benefícios e malefícios do abacaxi?
O que é inércia e seus exemplos?
O que fazer em caso de choque cardiogênico?
O que é a internação compulsória?
Quais são as receitas correntes?
Qual a última etapa de um processo seletivo?
O que significa Éfeso na Bíblia?
O que é uma consciência social?
Quais são os métodos de observação da anatomia?
Quais as piores lesões no joelho?