O CEBRASPE se utiliza do “Método Cespe”: as questões são elaboradas no formato “certo ou errado”, havendo a anulação de questões certas pelas erradas. Via de regra, para cada questão certa, o candidato recebe 1 ponto, e, para cada errada, perde 1 ponto.
Segundo o site da Universidade de Brasília (UnB), o Cespe, criado em 1993, também teve esse papel de assumir e dar continuidade a trabalhos já realizados desde a década de 70 pela Comissão Permanente de Concurso Vestibular (COPEVE).
Em que pese o sucesso do “Método Cespe”, ele não é adotado em todo e qualquer processo organizado pelo CEBRASPE. Existem alguns editais que preveem provas objetivas com questões no formato múltipla escolha, contendo cinco alternativas. Esse tipo de questão, geralmente, é adotado nos concursos públicos para a magistratura.
Entretanto, como observado em diversos concursos (por exemplo, o concurso do TJ - RJ 2020 ), as provas objetivas do Cebraspe nem sempre seguem essa “norma” ou “técnica” de avaliação.
Eis uma lista com os concursos mais recentes elaborados pelo CEBRASPE: Tribunal de Justiça do Estado do Paraná - TJ/PR (Juiz de Direito). O CEBRASPE se utiliza do “Método Cespe”: as questões são elaboradas no formato “certo ou errado”, havendo a anulação de questões certas pelas erradas.
Qual horário para dar banho no bebê recém-nascido?
Qual o objetivo de trabalhar seriação na educação infantil?
Qual o valor do IGPM no mês de setembro?
Como tratar reabsorção interna?
Como emagrecer tomando suco de cenoura?
O que engorda mais carne ou frango?
Qual é a diferença entre verdade e realidade?
Qual a vantagem da abóbada de aresta?
Quanto custa para divulgar um vídeo no YouTube?
Quem é Josy do Expresso da manhã?
Qual a comissão de um agente de crédito?