Características do Orixá: Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
Geralmente é um pessimista, com tendências autodestrutivas que o prejudicam na vida. Amargo, melancólico, torna-se solitário. Mas quando tem seus objetivos determinados, é combativo e obstinado em alcançar suas metas.
Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.
Abandonado pela mãe Nanã Buruku, nasceu com o corpo coberto de chagas. No entanto, não é só por causa de sua doença que Omolu se cobre de palha.
No amor, têm dificuldade de se entregar
Tem grande limitação na hora de demonstrar os seus sentimentos, parece ter sempre um pé atrás com a pessoa amada, com medo de se decepcionar. Procuram dar provas de sua fidelidade e dedicação no dia a dia com coisas práticas.
41 curiosidades que você vai gostar
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Obaluaê também carrega uma lança de madeira e seu Xaxará, um cetro feito de palha de dendezeiro enfeitado com búzios e contas. Com o seu Xaxará ele espanta os espíritos e energias ruins, além de expulsar as doenças e impurezas.
Além disso, é ornamentado com miçangas e búzios. O Xaxará serve para Obaluaê espalhar e limpar as doenças do mundo. A vestimenta que cobre o corpo de Obaluaê é chamada de axóicó e é feita com palha-da-costa.
Omolú – Conhecido também como Obaluaiê, tem a segunda feira como seu dia.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
Omolu Obaluaê tem o grande poder de causar uma epidemia, mas ao mesmo tempo de curar qualquer mal. Ele carrega sempre sua lança de madeira, seu Laguidibá e seu Xaxará para espantar as energias ruins e os eguns (espíritos errantes).
Obaluayê é o Rei e Senhor do elemento terra, da matéria ou do mundo material. É conhecido como o Rei das Almas do Ayê, o Senhor das Almas. Enquanto Omulu estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador, transmutador. A morte física, comumente ligada a Omulu é um bom exemplo.
Introspectivos. Extremamente racionais, os filhos de Omulu tendem a passar mais tempo ocupados com seus pensamentos do que com as pessoas ao seu redor. Dessa forma, são considerados introspectivos, gostando mais dos seus livros e pesquisas do que de companhia.
Para os Yorubás, Omolu é o irmão mais velho de Xangô, o que contexta algumas concepções do Candomblé no Brasil. Na Umbanda, Omolu é chefe da falange dos Pretos velhos que são homenageados hoje 13 de maio, data que se comemora a abolição da escravatura no Brasil.
Terça-Feira é dia de Ogum, o Orixá dos Caminhos e da Guerra.
Considerado o "Rei da justiça", Xangô é detentor dos trovões, das tempestades e do fogo. Suas cores são o vermelho e o branco. O dia dele é a quarta-feira.
Oxalá é o grande orixá da criação e em sua honra os iniciados no candomblé vestem-se de branco todas as sextas-feiras, cumprindo alguns outros resguardos de ordem alimentar e comportamental.
?O Xaxará é uma espécie pequeno cetro, evidenciando este orixá com sendo o “Rei da Terra” e senhor do portal entre o mundo dos vivos e dos mortos. ?Está sempre sendo carregado por Omulú / Obaluaê, seja nas lendas, seja nas giras das casas de Umbanda e Candomblé, em que este orixá esteja presente.
Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.
Oferenda a Pai Omulu ✝
Oferenda: sete velas brancas, sete pretas e sete vermelhas, água, coco, vinho doce licoroso, mel, pipoca e um pouco de sal grosso dentro de um pires. As velas podem ser acesas em um triângulo com a vela branca no Norte, a vermelha no Leste e a preta no Oeste.
Doburu - é a comida ritual dos Orixás Obaluaiê e Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo (dende), em outros com areia. Nesse último caso, é preciso peneirar a areia dessa pipoca depois de pronta.
As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.
Obaluaê é o orixá da transformação, por isso se usa velas brancas e pretas, como sinal de transformação, passagem, mudança.
Como chama o cara que faz drink?
Como chama churros na Espanha?
Qual é o nome WhatsApp em inglês?
Como é o som do aparelho auditivo?
Qual cor é mais clara A1 ou b1?
Quando Naruto Slugfest vai sair no Brasil?
Quais deles são transitivos e quais são Intransitivos?
Como que faz para jogar junto no PK XD?
O que é ser uma pessoa invasiva?
Como funciona uma audiência no Juizado Especial Cível?
Como identificar uma pessoa ruim de coração?
Qual é o objetivo do processo de execução?
Qual a carência de um plano de saúde?