A marcha senil caracteriza-se por aumento da flexão dos cotovelos, cintura e quadril e diminuição do Page 3 XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba 3 balanço dos braços, levantamento dos pés e comprimento dos passos (2).
Quando falamos diretamente na marcha, as alterações são: velocidade reduzida, comprimento da passada e cadência diminuído, diminuição da altura do passo, aumento do tempo de duplo apoio, diminuição da amplitude de movimento nas articulações de quadril, joelho e tornozelo e diminuição da dissociação de cinturas.
Entre os fatores que comprometem a qualidade da marcha e podem levar à dificuldade para caminhar, estão os acidentes e as fraturas na terceira idade. Os ossos, as articulações, os ligamentos e as musculaturas sofrem com o desgaste ao longo dos anos.
Os Principais Movimentos para a Qualidade da Marcha:
A velocidade normal da marcha em idosos saudáveis varia de 1,1 a 1,5 m/s. A cadência é medida no formato de passos/minuto. A cadência varia com o comprimento do membro inferior em cerca de 90 passos/minuto para adultos altos (1,83 m) para cerca de 125 passos/minuto para adultos baixos (1,5 m).
Disfunções da marcha são anormalidades no modo como as pessoas caminham, por exemplo, perda de velocidade, suavidade, simetria ou equilíbrio. Caminhar, levantar-se de uma cadeira, virar-se e inclinar-se são importantes para que elas possam circular de forma independente.
Marcha talonante é quando o toque do calcanhar é feito com muita intensidade, produzindo um som típico. Essa marcha é insegura, e os passos são desordenados, o paciente caminha com as pernas afastadas uma da outra, levantando-as em excesso para em seguida projetá-las com energia no solo, tocando-o com o calcanhar.
Disfunções da marcha são anormalidades no modo como as pessoas caminham, por exemplo, perda de velocidade, suavidade, simetria ou equilíbrio. Caminhar, levantar-se de uma cadeira, virar-se e inclinar-se são importantes para que elas possam circular de forma independente.
Em idosos, a diminuição do equilíbrio está associada à redução da capacidade funcional e ao risco aumentado de quedas.
Leia o resumo na íntegra... A diminuição do equilíbrio em idosos está associada com diminuição de sua capacidade física e aumento do risco de quedas. Esta é uma atualização de uma Revisão Cochrane originalmente publicada em 2007.
A conclusão desta revisão é que existe evidência fraca de que alguns tipos de exercícios melhoram, de forma moderada, o equilíbrio de pessoas idosas, imediatamente após o programa.
Outros fatores que também podem alterar essa marcha são: perda de massa muscular, forçar muscular, encurtamentos musculares, rigidez e déficit de equilíbrio.
Quanto custa almoçar na torre eiffel?
Quais são as características do fandango?
O que ocorreu na Segunda Guerra Mundial?
Como identificar vazamento de água no vaso sanitário?
Qual é o resto da divisão de 45 por 4?
Qual o beneficio de comer maçã antes de dormir?
Como citar experiência informal no currículo?
Como ganhar 100 MB de internet grátis da Vivo?
Quais as 5 funções do anticorpo?
Quais são os 4 tipos de passos na Ordem Unida?
O que é a carta de direitos humanos?
Como eram construídos os teatros gregos?