Reza a lenda que essa receita é de um frade muito pobre, que andava em peregrinação. Orgulhoso demais para pedir comida. Ele ia de porta em porta e pedia aos donos das casas que lhe emprestassem uma panela para ele preparasse uma sopa de pedra. ... Dessa maneira, nasceu a Sopa de Pedra.
Bia Bedran
A SOPA DE PEDRA - 1ªED. (1997) - Bia Bedran - Livro.
A VELHA FOI PEGAR TUDO O QUE PEDRO MALASARTES PEDIU E VOLTOU DEPRESSA PARA O LADO DELE. ESTAVA LOUCA PARA APRENDER A FAZER AQUELA SOPA. ... SE ELE LHE ENSINASSE A SE ALIMENTAR SÓ COM UMA SOPA FEITA DE PEDRA E ÁGUA, COM CERTEZA, ELA IA ECONOMIZAR MUITO DAÍ POR DIANTE.
Malasartes a lavou, secou e guardou no bolso. Intrigada, a mulher perguntou o que ia fazer com a pedra. “Vou carregar comigo para fazer outra sopa no dia em que precisar enganar outra velha boba”, alfinetou, saindo em disparada. Moral da história: o pobre pode ser esperto; o rico, tolo.
A lenda em Portugal Um frade pobre, que andava em peregrinação, chegou a uma casa e, orgulhoso demais para simplesmente pedir comida, pediu aos donos da casa que lhe emprestassem uma panela para ele preparar uma sopa – de pedra... E tirou do seu bornal uma bela pedra lisa e bem lavada.
Diz-se sopa de pedra: "que pretende ter sido conseguido a partir de nada, mas que na realidade requer vários ingredientes, componentes, auxílios, ajudas, etc.", tal como diz "Novos Dicionários de expressões idiomáticas" de António Nogueira Santos.
Pedro Malasartes, um caipira danado de esperto, estava morto de fome e sem dinheiro algum. Precisava arranjar alguma ocupação que lhe desse o dinheiro suficiente para conseguir comprar comida.
Ela colocou três pedras arredondadas na panela ao cozinhar a sopa, para que se movessem e impedissem que os vegetais e grãos se depositassem e queimassem no fundo da panela. ... Este era um método usado para manter a comida na panela quente por mais algum tempo.
Estima-se que a origem da sopa remonte à pré-história antes mesmo da descoberta do fogo, como uma forma de amaciar carnes e vegetais mais duros. Ela teria surgido casualmente em regiões vulcânicas onde se formavam poças de água quente. ... Por essa linha, sopa significaria “bem alimentar”.
De entre as muitas que nos recordamos de ter ouvido nos nossos tempos de juventude conta-se a lenda da origem da Sopa da Pedra. Mas quando há alguns dias a comíamos em terras do Alentejo, mais precisamente em Almeirim, uma das nossas colegas desconhecia a história por detrás da estranha designação.
Disponibilizamos nesta página, em baixo, a receita mais usual desta famosa Sopa. Pode ainda aqui fazer download da receita oficial do livro da confraria gastronómica de Almeirim, que poderá imprimir para adicionar ao seu livro de receitas. Ponha o feijão a demolhar de um dia para o outro.
Tire a panela do lume e introduza as carnes previamente cortadas. No fundo da terrina onde vai servir a sopa coloque uma pedra bem lavada.
O que são Cromátides e cromossomos homólogos?
Qual é a vitamina responsável pelo crescimento do cabelo?
Tem como o Arthur não pegar tuberculose?
Qual é o conceito de dispensação?
O que é ser uma pessoa invejosa?
Quantos km para amaciar o motor retificado?
Qual a bandeira tarifária atual?
Como fazer suculenta criar raiz?
Como fazer com que o cobre não oxida?
Qual o motivo da pobreza na África?
Quem tem problema no fígado pode comer carne de porco?
Quais são os direitos de um cargo de confiança?
O que é um trauma raquimedular?