A Educação Ambiental é o ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar sua preservação e utilização sustentável dos recursos; é o conjunto de ações educativas voltadas para compreensão da dinâmica dos ecossistemas, considerando efeitos da relação do homem com o meio e ...
Sendo assim, o objetivo da educação ambiental é desenvolver nas pessoas a consciência a consciência dos problemas ambientais e estimulá-las a tentar buscar soluções para estes problemas. ... Mas com um pouco de boa vontade, tanto dos educadores como da população, a educação ambiental pode trazer bons resultados.
A Educação Ambiental é a transmissão de conhecimento sobre questões ambientais para que a sociedade volte a ter hábitos que permitam que o planeta se desenvolva sem consequências drásticas para garantir a manutenção da vida.
A educação ambiental permite uma consciência crítica da sociedade acerca da das questões ambientais e é uma ferramenta que visa novas atitudes ambientais, práticas de preceitos ambientais e minimização dos danos causados à natureza.
Ela não acontece somente nas salas de aula ou em ambientes acadêmicos, como talvez a sua definição possa sugerir. A educação ambiental tem espaço em todos os locais onde se possa extrair e comunicar conhecimento relevante para a preservação e conservação do meio ambiente de forma sustentável.
36 curiosidades que você vai gostar
A Educação Ambiental via MEC objetiva atuar em todos os níveis de ensino formal, conforme prevê a legislação mantendo ações de formação continuada por meio do programa “Vamos Cuidar do Brasil” com as Escolas, como parte de uma visão sistêmica de Educação Ambiental.
Por isso, a escola deve encorajar os seus alunos a realizar atividades como separação de resíduos, coleta de lixo, visitas às reservas naturais, redução de energia, reutilização de papel, etc. Plantar árvores ou construir uma horta são formas bem efetivas de promover a educação ambiental.
A educação ambiental objetiva a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. Sendo assim, ela busca a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs.
Trata-se de promover o crescimento da consciência ambiental, expandindo a possibilidade de a população participar em um nível mais alto no processo decisório, como uma forma de fortalecer sua co-responsabilidade na fiscalização e no controle dos agentes de degradação ambiental.” (33)
A Educação Ambiental deve conceder às pessoas uma percepção crítica e global do meio em que se vive, esclarecendo valores e desenvolvendo atitudes que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa dos recursos naturais, para a melhoria da qualidade de vida (JACOBI, 2005).
Nesse sentido, a educação ambiental tem um papel muito importante, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental, como a preservação dos mananciais, da mata ciliar, o descarte correto do lixo e também quanto à prestação dos serviços públicos básicos, ...
O que evidencia ainda mais à importância da educação ambiental com relação à saúde do ser humano é a constante necessidade da conservação dos recursos naturais, da aplicabilidade do desenvolvimento sustentável, da minimização dos resíduos gerados e da prevenção à degradação, que permitirá a população conviver em um ...
5o São objetivos fundamentais da educação ambiental: I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos; II - a garantia de democratização das ...
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Através de uma educação ambiental contínua as pessoas podem formar uma consciência ecológica crítica, tanto as crianças, como adolescentes, adultos e idosos, buscando a valorização e preservação do meio ambiente, pois é muito importante que se tenha um desenvolvimento sustentável para que se possa desfrutar do meio ...
Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nela que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.
O meio ambiente é o conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural. Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. ... O meio ambiente é composto por quatro esferas diferentes: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
A educação ambiental é fator determinante no processo do desenvolvimento sustentável com o meio ambiente, é base sólida para presentes e futuras gerações que tanto buscam o crescimento de forma equilibrada.
O professor é o mediador de seus alunos e facilitador de um novo saber”. Deve ser incrementado na formação do professor a educação ambiental e os que já formaram poderiam adquirir esse conhecimento com práticas, com projetos em parceria com órgãos governamentais e não governamentais.
As 6 melhores formas de ensinar sobre educação ambiental para criançasSeja um exemplo. ... Fale sobre a importância da água. ... Incentive o consumo consciente. ... Ensine a fazer o descarte correto do lixo. ... Realize visitas de campo. ... Promova um ensino lúdico.
O professor deve utilizar metodologias criativas para obter a atenção e participação de todos os alunos, promovendo a conscientização ambiental. Atividades práticas devem ser desenvolvidas, de forma que os alunos consigam conciliar teoria e prática.
Com a previsão constitucional e com a elaboração do PRONEA, a Lei de Educação Ambiental foi promulgada em 1999, tratando da maneira como o ensino ambiental e as práticas sustentáveis deveriam se encaixar no estudo formal e como deveriam ser encaradas pelas instituições de ensino e pelos docentes.
Em seu artigo 2º, inciso X, afirma a necessidade de promover a “Educação Ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente.” Assim, a EA nasceu como um princípio e um instrumento da política ambiental.
Como surgiu a Educação Ambiental
A Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, teve grande relevância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento desse campo do conhecimento. ... A Declaração de Estocolmo, resultante dessa Conferência, é considerada um marco histórico para a Educação Ambiental.
São princípios básicos da Educação Ambiental:
I – o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo. II – a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
Como mudar a aparência do seu personagem no Minecraft?
Como resolver problemas de ângulos complementares e suplementares?
Como não se cortar com navalha?
Como ocultar barra de navegação j4 core?
Como responder You Can Help Me?
Como posicionar as mãos na Flexao?
Como mudar biometria Banco do Brasil?
Como dar retorno negativo de processo seletivo?
Como alterar a barra de notificação?
Qual a melhor forma de respirar na corrida?
Porque não consigo ver status de uma pessoa no WhatsApp?
Como voltar a barra de ferramentas do Revit?
Como não matar meu peixe beta?
Como postar no Marketplace e não ser bloqueado?