Coloque o seu nome na primeira linha e, na segunda: o título do poema (que pode ser resumido), o número da página e a frase “Início de nova estrofe” ou “Continuação de estrofe” – é importante deixar claro para o leitor se o poema está continuando na mesma estrofe ou em uma nova. Pule uma linha e recomece o poema.
Adicionando a referência na página de bibliografia (ABNT) Faça uma citação normal na página de bibliografia. Ao citar um poema no corpo do texto, é sempre interessante levar os dados do autor à página de bibliografia. Para tanto, siga a estrutura padrão: Sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor.
Para mudar de linha é necessário apertar Shift e sem soltar teclar Enter. Este pormenor é muito característico ao escrever poesia, mas muito pouco em prosa. Consiste em colocar à frente do verso em que número de linha nos encontramos. Isto pode fazer-se de forma manual ou automático.
Em português, a medida de um verso é indicada pelo número de sílabas que ele apresenta. Os dois primeiros versos do poema Bilhete, do poeta gaúcho Mário Quintana, apresentam dez sílabas, isto é, são decassílabos. A contagem das sílabas métricas vai apenas até a última sílaba tônica do verso.
O número de linhas varia em diferentes tipos de estrofe, mas é incomum que uma estrofe tenha mais de doze linhas. O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .
O nome do autor da poesia, jamais deverá ser esquecido, a não ser que a poesia seja de sua autoria. Nesse caso basta dizer “de minha autoria” e o nome da poesia.
Além do mais, as regras de formatação textual de epígrafe nas normas da ABNT são:
Ao citar partes de obra (poemas, ensaios etc.), fazê-lo com aspas; ao citar o nome da obra, fazê-lo em itálico. Ex.: O poema “A educação pela pedra”, do livro A educação pela pedra. 10. Citação de palavras ou expressões do poema, também entre aspas; ou mesmo ao referir-se a uma determinada palavra de dicionário.
Já o poema também é uma obra de poesia, mas que usa palavras como matéria-prima. Na prática, porém, convencionou-se dizer que tanto o poema quanto a poesia são textos feitos em versos, que são as linhas que constituem uma obra desse gênero. Por fim, o soneto é um poema de forma fixa.
Classificação das estrofes
Número de versos | Estrofe |
---|---|
2 | Dístico |
3 | Terceto |
4 | Quarteto |
5 | Quinteto/Quintilha |
Leia as normas de formatação do meio onde pretende publicar o poema. A maioria das publicações tem um estilo de formatação padrão. Portanto, procure pelas normas na página web da organização. Algumas publicações, por exemplo, pedem que o nome do autor não seja escrito no poema.
Embora existam muitas opções convencionais para a formatação de poemas, ao escrever seu próprio poema não há maneira certa ou errada de se aproximar do formato ideal. Experimente usar rimas e métricas com cuidado, ou escreva seu poema como se fosse um fluxo de consciência, não refinado e cru, escrito de forma livre.
O ideal é começar inserindo o poema em um editor de textos profissional (como o Word ou o Google Docs, por exemplo) e depois passar para a formatação da página em si, de modo que a fonte e as margens correspondam ao padrão da publicação.
Depois, adicione o endereço para correspondências, número do telefone, e-mail e, se possível, site. Digite cada informação em uma linha separada, mantendo o padrão de escrita de endereços. Alinhe o endereço à esquerda, selecionando-o e clicando, por exemplo, no botão de “Justificar à esquerda” do Word. Repita o processo no início de cada poema.
Como ocorre a cetogênese em nosso metabolismo?
Como acontece a condução de eletricidade?
O que é serviço de fortalecimento de vínculos?
O que diferencia quimicamente os diferentes tipos de terpenos?
O que é condensação de um exemplo?
Como trabalhar o tríceps braquial?
O que é necessário para a ativação dos linfócitos?
Como forçar a parada de um serviço pelo CMD?
Como acontece a competição interespecífica?
Como fortalecer músculo deltoides?
Quais são os métodos físicos de esterilização empregando o calor Quais são as diferenças entre eles?
Como conseguir um castanho natural?
Como saber quando há conservação da quantidade de movimento?
Como se dá a concordância verbal?