A escala de percepção de esforço de Borg (EPE) é uma ferramenta de monitoração da intensidade de esforço físico relacionada às variáveis fisiológicas. ... Os dados coletados foram a percepção do esforço pela EPE e a frequência cardíaca (FC) monitorada ao final de cada estágio do teste de esforço.
INTRODUÇÃO: A escala de Borg é a padronização da percepção subjetiva de esforço mais difundida e seu uso já foi proposto para garantir um esforço submáximo em portadores da síndrome da insuficiência cardíaca (SIC).
Escala de Borg ou Tabela de Borg é uma escala criada pelo fisiologista sueco Gunnar Borg para a classificação da percepção subjetiva do esforço. Numa escala numérica de 0 a 10 readaptada da original que ia de 6 a 20, o indivíduo utiliza a escala para apontar sua própria percepção de esforço.
INTRODUÇÃO: A escala de Borg é a padronização da percepção subjetiva de esforço mais difundida e seu uso já foi proposto para garantir um esforço submáximo em portadores da síndrome da insuficiência cardíaca (SIC).
Segundo a psicóloga Leila Cury Tardivo, a vontade de fazer cada vez mais exercício físico pode ser comparada a uma compulsão. “É uma atitude repetitiva associada a uma ideia obsessiva de querer ficar forte ou magro. Então a pessoa “vicia”, o que pode trazer danos também para sua saúde mental”, explica.
A percepção de esforço (PE) é definida por Robertson e Noble (1997, p. 407) como “a intensidade subjetiva de esforço, tensão, desconforto e/ou fadiga que é sentido ou experimentado durante o exercício aeróbico e de força”.
A Escala Modificada de Borg, pode ser utili- zada para quantificar a dispnéia e a sua aplicação é feita de forma dire- ta, no momento em que o paciente está apresentando a dispnéia(8).
Já Nakamura (2010) usou a percepção subjetiva de esforço para definir as cargas de treinamento. Em uma revisão de mais de 10 estudos anteriores, foi possível verificar que o método da percepção subjetiva de esforço foi altamente eficiente no controle das cargas em atletas e em pessoas sedentárias.
Embora seja uma medida subjectiva, a escala de esforço da pessoa pode fornecer uma estimativa muito boa da frequência cardíaca durante a atividade física* (Borg, 1998).
A Escala de Percepção Subjetiva de Esforço de Borg (1998), é um entre vários métodos para controlar e avaliar o exercício físico / treino. Métodos “objetivos” incluem a frequência cardíaca, Impulso de Treino (Banister, 1991), Lactatemia. É uma forma simples de determinar a intensidade do exercício
Nesse sentido, o número 0 significa o estado de repouso, onde há esforço mínimo do atleta. Por sua vez, o número 10 envolve o grau de valor máximo que corresponde ao momento de maior esforço do indivíduo. Assim, o número da escala deve corresponder àquele que melhor descreve o seu grau de esforço.
São etapas da distribuição de medicamentos?
Quais os principais rebanhos criados no Rio Grande do Sul?
Qual o novo Código de Ética Enfermagem?
Como fazer um parecer descritivo da turma?
O que há de novo debaixo do sol?
Quanto tempo demora para sair o Crea-rj?
Qual a diferença do bode para cabrito?
O que é natureza jurídica 213-5?
Como a cidade de Salvador se dividia?
Qual a profissão mais promissora?
Para que serve as bolinhas de gel que cresce na água?
Para que serve o adubo Phusion?
Qual o papel da enfermagem frente a oxigenoterapia?
É possível registrar um contrato de gaveta?
Qual arma do Free Fire e fuzil?
Quais as desvantagens do curso EAD?
Como juntar o espaço não alocado?