Olá! No espelho ocorre apenas o fenômeno chamado reflexão, em que a luz o atinge, sendo refletida logo em seguida. Já na lente, ocorre tanto a reflexão quanto a refração, fenômeno este que descreve a passagem da luz de um meio para o outro.
Quando realizamos a construção geométrica de imagens em lentes, e obtemos a imagem a partir do encontro dos prolongamentos dos raios luminosos e não a partir dos próprios raios, dizemos que a imagem gerada é virtual.
Os instrumentos ópticos baseiam-se em princípios da óptica e têm a finalidade de facilitar a visualização de determinados objetos. ... Existe uma infinidade de instrumentos ópticos, podemos citar: microscópio, telescópio, projetores, lupa, câmera fotográfica, óculos, lentes etc.
Uma imagem se forma quando raios de luz vem ou ”parecem vir”de algum ponto apos interagir com (refletir em ou refratar de) um sistema ótico (espelho ou lente). ... A imagem se localiza no ponto de onde os raios projetados parecem divergir. – Objeto real: A luz do objeto incide sobre o sistema ótico de forma divergente.
Uma lente é dita divergente quando ela consegue fazer com que os prolongamentos dos raios de luz se encontrem em um único ponto. ... E todo raio luminoso que atravessa o centro óptico da lente não sofre desvio. Com isso vemos que a imagem é formada pelo prolongamento do raio refratado.
Chamamos de imagem real toda imagem produzida por um feixe de luz que convergir sobre algum ponto após ter sido refratada por uma lente convexa (de bordas finas) ou após ter sido refletida por um espelho, como acontece nos espelhos esféricos côncavos ou parabólicos.
Imagem real é a que pode ser projetada sobre telas. Formada por raios emergentes do sistema óptico, ela é obtida no cruzamento de raios refletidos (reflatados) efetivos.
Lupas, óculos e lentes de contato são exemplos de lentes. Telescópios e microscópios são instrumentos que utilizam lentes. A palavra lente deriva de lentilha, pela forma arredondada e ligeiramente abaulada.
O foco de uma lente esférica, também conhecido como foco principal objeto, nada mais é do que um ponto situado sobre o eixo principal, onde está associada uma imagem imprópria. Sendo assim, o raio de luz que emerge do foco de uma lente esférica e incide sobre ela deve obrigatoriamente ser paralelo ao eixo principal.
Lentes: é um sistema óptico transparente que possui duas superfícies, sendo uma delas, pelo menos, curva, quase esférica. Costuma-se utilizá-la para alterar as dimensões aparentes de um objeto.
As lentes que serão preferencialmente estudadas são as lentes de espessura desprezível, que são chamadas de lentes delgadas. Além desse tipo especial de lentes, levaremos em conta a classificação em duas categorias. Quanto às faces: existem seis tipos diferentes de lentes que podem ser divididos em dois grupos: bordos finos e grossos.
Como o corpo humano volta a sua temperatura normal quando está muito aquecido?
Como fazer para trancar matrícula na faculdade?
O que ocorre quando o corpo humano ganha ou perde calor?
Quais os fundamentos do dimensionamento de estoques?
Onde guardar um trevo de quatro folhas?
O que é necessário para vender coisas pela internet?
Como usar sua nota do Enem no Prouni?
O que o dietilenoglicol pode causar?
Como o consumismo é retratado no filme Tempos Modernos?
Qual a importância da realização de um diagnóstico empresarial?
Qual a importância do reconhecimento da diversidade cultural na constituição do currículo?
Como o diagrama de Lewis ajuda na determinação da geometria molecular?
O que aconteceu com Mark Salling?
Como por vídeo no status do ZAP?
Para que serve um diagrama de estado?