Dimensionamento dos s O dimensionamento dos níveis de estoque será fundamentado na previsão de consumo de materiais (previsão de demanda). Podemos dizer que, a previsão de demanda é uma estimativa a priori de quanto tempo de determinado material será consumido ou necessário durante um determinado período de tempo.
O dimensionamento de estoque é uma ferramenta de auxílio importante para os gestores logísticos. Com ela, a gestão de armazém se torna mais eficiente, uma vez que os recursos financeiros serão alocados conforme a real necessidade.
O adequado dimensionamento dos estoques é essencial para que uma empresa mantenha condições financeiras adequadas. Desta forma, os estoques devem possuir níveis suficientemente necessários para suprir as demandas exigidas (DIAS, 2012).
1. PEPS. O método de gestão de estoque PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é um dos mais praticados e refere-se à saída das mercadorias de acordo com a ordem cronológica. Essa opção ajuda na redução de desperdícios principalmente em segmentos que lidam com produtos perecíveis.
A política de estoque ideal satisfaz as necessidades dos consumidores e preserva a lucratividade da empresa. Toda empresa depende fatalmente da satisfação de seus clientes para sobreviver. Por outro lado, ela também precisa defender seus interesses, e, principalmente, sua rentabilidade.
O dimensionamento do estoque de segurança é resultado do nível de incerteza da operação e do nível de serviço que se deseja entregar. Quanto mais incerteza e maior a disponibilidade desejada, maior deve ser o estoque de segurança.
O dimensionamento de estoque deve ser coerente com a previsão das vendas. Produtos em excesso no estoque correm o risco de ficar obsoletos, o que trará um grande prejuízo para a empresa, que já pagou por um material que não será mais vendido ou terá sua saída sem margem, ou pior, com margem negativa.
O controle de estoque competente é um dos fatores de maior importância para redução de custos e aumento de produtividade. ... Além disso, devem-se dimensionar os estoques para que o mesmo seja o mais enxuto possível.
Nesse contexto, saber dimensionar com coerência o número de trabalhadores que cada setor do seu negócio precisa pode, sim, ser um desafio, mas é fundamental para assegurar a autossuficiência das suas equipes e a competitividade da sua marca. A boa notícia é que não estamos falando de um caminho nunca trilhado.
Para começar, é preciso fazer um levantamento do trabalho que é realizado em cada setor, desde quantas horas são gastas em cada processo até quantos funcionários estão envolvidos em cada um deles e quantas horas são gastas para fazê-lo.
No entanto, há orientações gerais que podem ser seguidas e que vão ajudar a fazer esse dimensionamento de pessoal de uma forma mais certeira.
Primeiro de tudo é fundamental entender que a quantidade de profissionais para cada área de uma empresa está relacionada ao ramo de atuação, ao porte do empreendimento e ao nível de produtividade que ele deseja ter. Por isso, não existe uma receita pronta de faça assim ou faça assado, pois cada negócio tem suas próprias características.
Para quem devo usar Vossa Excelência?
Onde fica armazenado o catarro?
Como saber o IMAP do servidor?
Como medir a condutividade de uma solução?
O que é conjunção e quais os tipos de conjunção?
O que se tem na mesa de frios?
Qual a ordem de entrada das daminhas e pajens no casamento?
Qual o lucro de uma franquia Cacau Show?
Pode viajar de avião com ferro de passar?
Como tirar os bichinhos do Waze?
Qual o problema mais comum no Cerrado?
É possível ter uma vida normal com lúpus?