“Existem estratégias para reduzir o índice glicêmico das frutas como associá-las a uma fonte de fibra como sementes de chia ou linhaça ou farelo de aveia, a uma fonte de proteína ou a uma fonte de gordura, como amêndoas, castanhas, pistache, macadâmia.
Alimentos que devem ser evitados
Categoria | Baixo teor de frutose |
---|---|
Frutas | Abacate, limão, abacaxi, morango, tangerina, laranja, banana, amora e melão |
Apesar de ter sido usada pela indústria como um adoçante para substituir o açúcar comum, a frutose tem sido ligada ao aumento de problemas de saúde como obesidade, colesterol alto e diabetes.
A frutose ou “açúcar de fruta” é um importante monossacarídeo, assim como a glicose. Ela é naturalmente encontrada em frutas, no mel, no agave e na maioria dos vegetais de raiz. Além disso, é comumente adicionada a produtos industrializados na forma de xarope de milho ou xarope de frutose.
Para reduzir o índice glicêmico de qualquer fruta, a dica é consumi-las com alimentos fontes de fibras, proteínas e gorduras. Assim, o carboidrato das frutas será absorvido lentamente e o pico de insulina será menor.
As frutas com menos açúcar
A frutose é encontrada principalmente nas frutas, no entanto os vegetais, cereais, mel e alguns produtos industrializados na forma de xarope da milho ou adoçante como sacarose ou sorbitol, substâncias que estão presentes em alimentos como refrigerantes, sucos de caixainha, molho de tomate e comidas rápidas.
Existem em várias cores, texturas e tamanhos e, mesmo podendo ter gosto mais doce ou cítrico, elas têm o ponto em comum chamado frutose. Este composto é o responsável por adocicá-las. A nutricionista Viviane Ferreira, da ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), afirma que as frutas nada têm a prejudicar o organismo humano.
“Os estudos que mostram alguns malefícios da ingestão de frutose se desenvolvem a partir do consumo excessivo, que representa mais de 20% da ingestão calórica diária, e de forma pura. Ou seja, em uma dieta de 2 mil calorias, 400 delas deveriam ser provenientes da frutose, ou seja, 100 gramas de frutose por dia”, detalha Rodrigo.
“O consumo de frutose a partir de frutas e vegetais não faz mal, mas como atualmente os produtos industrializados possuem grandes quantidades de açúcar de adição – extraídos de alimentos para a elaboração de ultraprocessados –, não é recomendada a ingestão destes, sendo limitado a 10%, segundo a Dietary Reference Intakes (DRI)”, completa Luna.
Como é o nome de Eduardo em inglês?
Quantos ml de leite Um bebê de 2 anos toma?
Como tirar a mensagem do Windows?
O que fazer para tirar manchas da língua do bebê?
Como é produzido o óxido de cálcio?
Quais os benefícios do sal amargo para a saúde?
Precisa tirar a linha preta do camarão?
Como tirar a localização do Instagram?
Como tirar fralda de bebê à noite?
Como tirar a marca d'água página 1 do Excel?