Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
O narrador personagem é aquele centrado no foco narrativo em 1ª pessoa do discurso. Na narrativa, esse tipo de narrador participa das ações que constituem o enredo da história narrada. Observe um trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis: “Tudo o que contei no fim do outro Capítulo foi obra de um instante.
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos. Cada um desses narradores tem um ponto de vista, isto é, um foco narrativo, ...
Essas diferentes maneiras de narrar-se uma história chamamos de foco narrativo. Desse modo, a escolha do foco narrativo determina os rumos da narrativa. Assim, decidir que tipo de narrador fará o relato dos fatos é uma das primeiras preocupações do criador da obra, ou seja, o autor.
Cada um desses narradores tem um ponto de vista, isto é, um foco narrativo, uma perspectiva particular da história. Uma história pode ser narrada de diferentes perspectivas, isto é, de distintos pontos de vista.
Quem é mais forte Goku ou Piccolo?
Como que o Petruchio chamava Catarina?
O que fazer quando idoso não se alimenta bem?
Quando o Pikachu evolui para Raichu?
Como desinstalar um programa que não quer sair?
Como o peru Turkey é servido nesta data?
Como o perispírito se liga ao corpo?
Quem dirigiu a revolução que derrubou a monarquia na China?
Como fazer fisioterapia no tendão de Aquiles?
O que é bom para curar canelite?
Como fortalecer e alongar o músculo piriforme?
Qual a função do aparelho FES?