Pronome relativo x Conjunção integrante
Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.
Conjunções Integrantes São as conjunções utilizadas para introduzir a oração que atua como sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo, complemento nominal ou aposto de outra oração. Exemplos: As conjunções são: que e se. A verdade é que te amo.
Conclusão: nesse caso, o “que” se classifica como uma conjunção integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva (subjetiva). Partamos para outro enunciado: As palavras que foram rispidamente proferidas causaram aborrecimentos. ... Eis aí a conclusão: nesse caso, o “que” atua como pronome relativo.
Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.
Pronomes relativos são os que se relacionam com um termo anterior. Por isso, ao mesmo tempo que desempenham o papel de pronomes, também exercem a função de conectivos. São eles: que, quem, quando, como, onde e suas variáveis.
Conjunções integrantes. Características das conjunções integrantes Ouvir: Conjunções integrantes. Características das conjunções integrantes As muitas ocorrências linguísticas, todas elas prescritas pela gramática normativa, fazem com que acreditemos ser a língua portuguesa um tanto quanto complexa.
Lembramos que as conjunções indicadas acima são as principais de cada tipo. Elas podem assumir diferentes valores, sendo necessário entender o seu sentido para classificá-las. Dê mais uma palavra e verá o que acontece. Estudo e não aprendo.
Dessa forma, dispondo da competência necessária, podemos classificá-lo ( o termo em destaque) como sendo uma conjunção integrante, haja vista que introduz as orações subordinadas substantivas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. É uma classe gramatical invariável, ou seja, que não se flexiona (não se altera), classificando-se em coordenativa e subordinativa.
Quem pode representar o menor em juízo?
O que é a infra-estrutura de uma empresa?
Quando o proprietário pode pedir a revisão do valor do aluguel judicialmente?
Para que serve o lápis de cor branca?
Qual a bolsa de grife mais cara?
Como deve ser aplicado o merchandising?
Quantos atletas irão representar o Brasil em Tóquio?
Qual foi o primeiro homem a desenvolver o conhecimento matemático na Grécia antiga?
Qual a diferença do alinhamento normal para o 3D?
Quais os cinco melhores emagrecedores?
Quais são as três fases do estresse?
O que é apoptose na Criolipólise?
O que quer dizer o nome André?
Qual a função dos 02 árbitros da partida de voleibol?