A educação transformadora e emancipatória é aquela em que as escolas, país, docentes, autoridades públicas, profissionais, gestores e a sociedade em geral, primam pela construção de um olhar crítico e emancipatório de crianças e adolescentes.
Diante dessa problemática social se faz necessário implementar políticas educacionais voltadas à educação emancipadora, que implicam na igualdade de condições, gestão democrática e garantia de padrão de qualidade do ensino, direitos preconizados na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Artigo 206, ...
Dentre eles, a escola que exerce papel de grande influência social. Para uma educação emancipatória, haveria a necessidade de professores com postura de indivíduos emancipados. ... Os professores possuem desempenho fundamental nesta formação; sendo definida por este como cultura pelo lado de sua apropriação subjetiva.
A educação emancipatória, diferentemente das formações em saúde oferecidas aos(às) trabalha- dores(as) como capacitação, não é uma proposta de qualificação para a tarefa profissional prescrita. Antes, proporciona a possibilidade de discussão dessa prescrição de acordo com as necessidades a serem respondidas.
Assim, educação emancipatória torna-se uma capacidade intelectual, capaz de modificar a realidade do indivíduo e de sua comunidade. O estudo, em um primeiro momento, contextualiza a história de Paulo Freire por meio de listagem cronológica da sua vida.
Emancipador; que tem capacidade de emancipar, de tornar livre e independente: documento emancipatório. Etimologia (origem da palavra emancipatório).
O objetivo de um educador certamente é formar um cidadão de bem que cumpra suas obrigações como profissional, líder familiar e sobretudo uma pessoa que trará inovações relevantes para contribuir para o desenvolvimento cultural do país.
O papel do professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão. ... Além de ser um educador, atuando como gestor de aprendizagem, o professor tem influência para orientar e motivar seus alunos desde o primeiro contato do seu filho com a escola.
Uma educação emancipadora preconiza o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral dos alunos. Dessa forma, a ênfase não está no sujeito que memoriza informações, mas em sujeitos que estejam abertos para a transformação social e, por isso, mais reflexivos e críticos diante da realidade atual.
O aprendizado emancipador é um modelo de ensino que mostra às pessoas que elas têm sim o poder de resolver seus problemas e se emancipar através da educação, da tecnologia e da prática. Com ele, é muito mais fácil qualquer pessoa aprender o que quiser e usar desse aprendizado de forma positiva.
Neste sentido, a primeira parte deste artigo discute o impacto do capitalismo na situação atual do sistema educacional. Nota-se que a Educação se consolidou como um dos pilares da estrutura social vigente e, assim, forjou-se como um elemento de sustentação da desigualdade social.
Segundo Bosi (2002, p. 53), uma das chaves para a emancipação como ser humano é a ruptura com a alienação do trabalho. Assim, afirma que:
O sistema educacional, fruto de um processo histórico, configura-se no bojo das relações sociais e de produção, que dividiram e ainda dividem a sociedade em grupos econômicos distintos e, ainda mais, estabelece uma relação entre classes sociais antagônicas.
Segundo PONCE (2005), o sistema educacional constituiu-se a partir do momento em que a sociedade se estruturou em classes sociais antagônicas, com o fim da chamada sociedade primitiva.
Quantos dias após o pagamento do IPVA posso andar?
Como abreviar milhões no Excel?
O que faz um Biomedico Bromatologista?
Como é a desigualdade social nos Estados Unidos?
Quem são os bárbaros futuristas?
Quanto é 2 litros de água por dia?
Por que dar café para São Benedito?
Quais são os pigmentos hidrossolúveis e em que partes das células eles se encontram?
Quais os sintomas de quem não tem vesícula?
Quais os efeitos colaterais do chá de boldo?
Para que serve o feitiço Accio?
Quais os direitos de quem é exonerado?
De quem é a responsabilidade em promover os direitos humanos?
O que pode ser usado no lugar do papel manteiga?