A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás e, consequentemente, o oeste encontra-se na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.
Use um dos métodos de usar estrelas como referência para ajudá-lo. Determine o ângulo em graus entre a posição de Polaris e o horizonte norte. A forma mais precisa para fazer isso é com um quadrante ou sextante, que permite que você leia o ângulo na parte curvada.
A orientação pelos astros e estrelas é uma maneira primitiva de orientação geográfica. Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.
Antes do GPS e da bússola, a principal forma de encontrar o caminho era se orientar pelas estrelas. Embora a tecnologia de hoje torne encontrar o caminho mais fácil, ainda é divertido aprender a se orientar pelos astros.
Procure uma estrela moderadamente brilhante, uma escura e uma distorcida para baixo de Alnilam, a estrela do meio do Cinturão de Orion. Elas representam a espada de Orion, que aponta para o sul. A "estrela" distorcida é na verdade a grande nebulosa de Orion, um berçário interestelar onde novas estrelas estão sendo formadas.