Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras.
Preservar a memória de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades.
Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
Restaurar monumentos e manter espaços culturais públicos em condições ideais, com guarda montada ou cerca, como algum “iluminado” já propôs outrora, é suficiente para que se mantenha viva a Memória de uma população para seu próprio fruir, a percepção das identidades e a geração do futuro? Certamente que não!
Conforme mencionado na pesquisa, de acordo com Le Goff (2003), a memória por conservar certas informações, contribui para que o passado não seja completamente esquecido. O passado é capaz de trazer identidade e sentido, é como olhar a Praça da Sé, e não compreender sua importância para nossa cidade.
32 curiosidades que você vai gostar
A valorização do patrimônio histórico cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas. Por isso, preservar as paisagens, as obras de arte, as festas populares, a culinária ou qualquer outro elemento cultural de um povo, é manter a identidade desse povo.
Além de ajudar a montar o quebra-cabeça da história, o patrimônio histórico está repleto de informações sobre tradições e saberes da cultura de um povo e é importante fonte de pesquisa para diversas áreas do conhecimento.
A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Com uma instituição não é diferente. Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos.
Preservar o acervo é uma forma de garantir a continuidade cultural e o elo entre o passado e o presente, permitindo-nos conhecer a nossa cultura e manter as nossas especificidades diante do mundo. O uso indevido do material disponível na biblioteca faz com que ele se deteriore e tenha sua vida útil abreviada.
A conservação de documentos tem como finalidade preservar as informações, assegurar a integridade física dos suportes e a qualidade do acesso às informações. Algumas medidas para a conservação de documentos no acervo: – Ambiente limpo.
A resposta correta é: Manuseio e as pragas biológicas (fungos, insetos e roedores).. Questão 6 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão Texto da questão Quais os dois tipos de uso de uma coleção que pode influenciar a política de preservação? Escolha uma opção: Digitalização Ebooks Do acervo aberto e fechado.
Políticas de preservação propõem ações, cujo objetivo é manter a integridade dos acervos e garantir que estes tenham uma vida longa. Uma política de preservação efetiva depende, como qualquer outro aspecto de administração, de recursos financeiros, materiais e humanos.
Contribuir com a preservação do acervo da biblioteca, é possibilitar o acesso ao caminho percorrido na história, viabilizando o contato com as relações culturais, patrimoniais e institucionais. É indiscutível que bibliotecas, arquivos e museus preservem a memória e o patrimônio histórico através de seus acervos.
Por que é importante preservar o Patrimônio Cultural Brasileiro? ... Os monumentos, as cidades históricas, as paisagens, as festas e as tradições são importantes heranças, porque compõem a identidade cultural e histórica, base sobre a qual se constrói uma Nação.
Por que é importante preservamos o patrimônio cultural? Garantir a preservação de toda essa herança cultural é muito importante para a nossa sociedade, pois nos permite formar a nossa identidade cultural. É por isso que o conceito de patrimônio cultural foi desenvolvido.
Preservar o patrimônio histórico e arquitetônico é manter viva a memória de uma cidade, de um país. Um povo que não preserva sua história dificilmente conseguirá planejar o seu fu- turo. O patrimônio construído e preservado é um ativo urbano de fundamental importância para as futuras gerações.
O termo patrimônio histórico cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pelo ser humano e que definimos como cultura de uma sociedade. De acordo com sua importância, em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade.
A memória é um elemento importante para compreendermos a construção e reconstrução das identidades dos grupos sociais. Entretanto, não podemos desconsiderar a relação do patrimônio cultural com identidade e memória social.
Isso acontece porque a cidade em si própria se constitui um recurso turístico, não precisando que os visitantes entrem em museus ou em outros espaços de visitação. O turismo na cidade acontece simplesmente através de passeios por zonas urbanas em que a própria cena reforça os atrativos culturais.
Ações práticas de uma política ambiental (exemplos):
– Adoção de processos de reciclagem. – Ações que visem à redução do consumo de energia. ... – Criação de projetos governamentais voltados para a educação ambiental, principalmente em escolas. – Implantação das normas do ISO 14000 e obtenção do certificado.
A Preservação engloba atividades como conservação, restauração, digitalização e microfilmagem. ... Conservação do acervo e bens materiais. As ações de conservação têm o objetivo de melhorar o estado físico do suporte e prolongar sua permanência e vida útil, viabilizando o acesso pelas futuras gerações.
Os fatores que fragilizam ou danificam a maioria dos acervos são: Temperatura; Umidade Relativa; Iluminação; Poluição Atmosférica; Agentes Biodeterioradores e Ação do Homem.
Embalagens e pastas
Não deixe os papéis soltos e evite o uso clips e grampos para anexar folhas, que podem enferrujar e deixar manchas nos documentos. Guarde os documentos em embalagens plásticas e depois nas pastas para a máxima proteção das folhas.
Para guardar sua documentação em papel, escolha um local com ambiente temperado e estável. Evite manter papéis perto de canos que possam vazar através das paredes ou do teto. Guarde seus documentos em pastas e caixas alcalinas, encontradas em catálogos de materiais de armazenamento.
Estas práticas de conservação preventiva em bibliotecas e arquivos abrangem os seguintes aspetos:Manuseamento e transporte.Acondicionamento.Manutenção e limpeza.Gestão integrada de pestes.Gestão ambiental: Temperatura e Humidade Relativa. Luz e radiações invisíveis. Poluentes e contaminantes.
Como funciona a correção da banca Cespe?
Como pular linha no serial Arduino?
Como selecionar mais de uma tabela no SQL?
Como ser menos chato com as pessoas?
Qual o horário do resultado da Tele Sena?
Como purificar a água de um rio?
Pode usar esmalte em gel em unha natural?
Como selecionar todas as fotos no WhatsApp?
Como puxar o talão de energia pela internet?
Como obter sucesso em um processo seletivo?
Como selecionar várias fotos ao mesmo tempo no Mac?
Como puxar o boleto da HughesNet?
O que faz um trainee da Ambev?
Como selecionar todas as páginas do Corel?
É possível purgar a mora em contrato de alienação fiduciária de veículo?
Como puxar a conta de luz pelo CPF Celpe?
Como eliminar pragas do pé de limão?