MANTER O AMBIENTE BEM AREJADO; RETIRAR DO QUARTO OBJETOS E MÓVEIS QUE POSSAM ACUMULAR POEIRA, TAIS COMO CORTINAS, TAPETES, BICHOS DE PELÚCIA, LIVROS, REVISTAS, JORNAIS...
Poeira, ácaros, mudança de temperatura, exercício físico: afinal, o que ataca a asma? Quem convive com a doença já sabe que determinados cheiros, fumaça e até mesmo o tempo seco e frio podem desencadear uma crise.
Deixe o ambiente do convívio diário, principalmente o quarto bem limpo e arejado. Um dos principais desencadeadores das alergias são os ácaros. Por isso, a higienização de cada cômodo é fundamental para evitar crises alérgicas e de asma. Limpar, entretanto, não significa apenas passar pano nos móveis e varrer o chão.
Geralmente quente e úmido, os verões eram considerados o tempo de folga dos pneumologistas. A maioria dos asmáticos prefere o calor e as chuvas, com as devidas exceções. No entanto, é exatamente no verão que abusamos do ar condicionado.
Atitudes simples como não varrer a casa para não levantar poeira ajudam a controlar os fatores de risco. É possível limpar a casa apenas com aspirador de pó e pano úmido. “Recomendo também a troca da roupa de cama duas vezes por semana e não acumular muitos objetos que possam juntar pó.
33 curiosidades que você vai gostar
E a melhor forma de prevenir os ataques é através da identificação e da restrição ao contato com os alérgenos, que são substâncias que podem desencadear os episódios de crise de asma. Tão importante quanto tratar a asma é evitar o contato com substâncias que desencadeiem as crises.
Use um pano umedecido em água e sabão de coco ou em álcool, sempre depois do aspirador de pó. Não se esqueça de limpar lugares pouco visíveis, como batentes de porta, sancas e estrados da cama. Quanto mais ventilado e arejado o ambiente, melhor. Por isso, deixe o máximo de tempo que puder todas as janelas abertas.
Para quem sofre de asma, esse período é crítico, pois a exposição ao ar muito frio e seco pode irritar os brônquios, desencadeando crises de tosse e de falta de ar.
Para manter uma alimentação equilibrada é preciso evitar o consumo de açúcares e doces em geral, bebidas artificiais (refrigerantes, sucos artificiais), embutidos (linguiça, salsicha, presunto, mortadela), salgadinhos de pacote, salgados de festa fritos (coxinha, risoles, bolinha de queijo) e frituras em geral.
Tempo frio e seco do inverno irrita vias aéreas
“O ar frio e, muitas vezes, seco deste período do ano provoca a irritação dos brônquios, que reagem com broncoconstrição, causando as crises de asma”, alerta a pneumologista Nilva Regina Gelamo Pelegrino.
Mais sobre o assuntoCasa arejada. A principal atenção para higiene ambiental é manter sua casa arejada, abrir portas e janelas e permitir a ventilação.Ambientes iluminados. ... Sem carpetes. ... Portas abertas. ... Use máscara. ... Não use vassoura.
Dê mais atenção à limpeza dos espaços em que você passa mais tempo e dedique-se à higienização da cozinha, que é o local em que costumamos armazenar muitos itens que chegam da rua. 6. Não deixe os ambientes molhados após a limpeza, pois a umidade é uma das vilãs para quem tem rinite.
Piso. Para a alergista Solange Rodrigues Valle, "o piso frio, em cerâmica ou porcelanato, é o mais indicado para a casa do alérgico, já que permitem limpeza constante com pano úmido".
Durante uma crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito. O principal motivo por trás da dificuldade de respirar é a exposição a agentes irritantes.
Medicamentos orais de longo prazo, como os modificadores dos leucotrienos, também podem aliviar a tosse da asma. Os modificadores dos leucotrienos funcionam através do tratamento dos sintomas da asma relacionados com a rinite alérgica.
Alérgenos: à noite, pacientes asmáticos ficam em contato com as substâncias alérgicas presentes no colchão, travesseiro e cortina. Além disso, o contato diurno com os alérgenos pode provocar uma resposta tardia, eventualmente durante a madrugada.
Alimentos ricos em vitamina C - como acerola, limão, kiwi e laranja. A vitamina C é muito conhecida por ser um dos nutrientes responsáveis por ajudar a melhorar a imunidade do corpo, mas não para por aí! Ela também pode ser aliada de quem tem crises de asma por contribuir para a redução de histamina.
Beber leite ou ingerir laticínios não causa asma. Leite e outros produtos lácteos não causam asma. Isso é verdade se você tem alergia a laticínios ou não. Da mesma forma, se você tem asma, mas não tem alergia a laticínios, pode comer com segurança.
Os estudos realizados sugerem indiretamente que o consumo moderado de café, a longo prazo, pode não só reduzir os sintomas, mas também os riscos de manifestações clínicas de asma.
Medidas para a prevenção da asma:Ficar longe da fumaça de cigarro e da poluição;Evitar ambientes com muita poeira e ácaros;Não conviver com animais domésticos, como gatos e cachorros;Proteger-se das mudanças bruscas de temperatura;Prevenir-se contra gripes e resfriados;
As pessoas que sofrem com problemas respiratórios podem encontrar melhores condições vivendo perto do mar. O ar salgado das ondas marítimas é bastante saudável para pessoas que apresentam quadros de bronquite e asma.
“O ideal, para quem é alérgico, é que no quarto existam poucos objetos que acumulem poeira, para facilitar a limpeza, e sempre longe da cama. [Ao invés de usar muitos itens decorativos] uma dica para a decoração são os adesivos nas paredes”, recomenda a médica alergista Janaina Melo.
Sofá Os sofás também devem ser sempre mantidos limpos e colocados para “tomar sol” de manhã sempre que possível se forem de tecido. O melhor tipo de revestimento de sofá para quem tem alergia é o couro sintético, pois ele não acumula pó e pode ser limpado com facilidade.
Os tecidos sintéticos são os mais apropriados para quem sofre com a alergia a poeira. Portanto, na hora de escolher a cortina, se você sofre deste mal, dê preferência àquelas produzidas em poliéster, por exemplo. Outro material bastante indicado é o PVC, utilizado em cortinas blackout.
Alimentos muito quentes ou temperados podem provocar a rinite gustatória, uma reação local ao estímulo exagerado. A capsaicina, presente na pimenta, é uma das substâncias que parecem mais importantes nesse quadro. Chás muito quentes, mesmo os com ação descongestionante, também podem agravar a espirradeira.
Quais são as duas regiões menos povoadas do mundo?
O que é o período pré-operatório?
Quanto rende 1.000 reais no Tesouro Direto?
Quando vai sair Como Treinar seu Dragão 3 na Netflix no Brasil?
O que é substantivo simples e comum?
Quais são os ramos do direito público e privado?
Quantos gols Hulk tem na temporada 2021?
Quais são os 3 tipos de fluxograma?
O que caracteriza a boa postura de um vigilante?