Como construir uma carta
Redija sempre saudação inicial e final, com grau de formalidade adequado. "Prezado" e "atenciosamente" são maneiras bem formais de iniciar e terminar um e-mail. "Bom dia", "olá", "abraços" são maneiras menos formais, mas condizentes com mensagens para interlocutores mais próximos/conhecidos.
A carta formal diferencia-se das comunicações informais principalmente pela “linguagem mais séria”, seguindo determinadas normas gramaticais, ao contrário da carta informal, que é usada em situações do quotidiano e pode ter uma linguagem mais leve.
Pense em que nível de formalidade a carta deve ter. Sua forma de escrevê-la vai depender da sua relação com o destinatário. Considere o seguinte: Se estiver escrevendo algo para um parente distante ou mais velho ou um conhecido, seja relativamente formal. Se essa pessoa tiver enviado e-mails a você antes, responda-a da mesma forma.
Dentre os tipos de cartas formais, enviar um currículo para uma oferta de trabalho ou uma empresa é um passo bastante importante para encontrar um trabalho, mas o curriculum vitae não será a nossa única introdução perante os responsáveis por recursos humanos.
Explique o motivo pelo qual escreveu a carta e diga porque é que precisa da ajuda dessa pessoa para resolver o problema ou para o ajudar, caso seja esse o assunto que o levou a escrever a carta; Ao fechar a carta deixe bem explícito o seu pedido ou a sua denúncia e agradeça sempre a atenção dispensada;
O que você entende por Boas Práticas?
Como realizar a análise da cadeia de valor?
Quais são os impactos ambientais mais preocupantes?
Como salvar um arquivo no formato SRT?
Qual é o melhor remédio para matar vermes?
Quais as características de um organograma?
Quais são os sintomas de uma pessoa Mal-humorada?
Pode mandar mensagem de cobrança pelo WhatsApp?
O que é licenciamento ambiental e quais são as suas modalidades?
Qual é a altura normal de um japonês?