O penfigoide bolhoso (PB) é uma doença autoimune crônica, autolimitada, com formação de bolhas e que acomete principalmente idosos. Sua ocorrência na população pediátrica é rara. Caracteriza-se por erupção vesicobolhosa generalizada, sendo as bolhas tensas, de conteúdo seroso ou hemático.
Causas de penfigoide bolhoso
Alguns estudos sugerem que pode ser desencadeada pela exposição à radiação ultravioleta, radioterapia ou após o uso de determinados remédios, como furosemida, espironolactona e metformina, por exemplo. No entanto são ainda necessários mais estudos que confirmem essa relação.
Penfigoide bolhoso algumas vezes responde à atividade anti-inflamatória de certos fármacos, como uma combinação de tetraciclina ou minociclina e nicotinamida. Outras opções de tratamento incluem a monoterapia com dapsona, sulfapiridina ou eritromicina. A imunoglobulina IV é utilizada ocasionalmente.
A epidermólise bolhosa é causada por mutações genéticas transmitidas de pais para filho, podendo ser dominante, em que um dos pais possuem o gene da doença, ou recessivo, em que o pai e a mãe carregam o gene da doença mas não há manifestação de sinais ou sintomas da doença.
Alguns autores fazem diferenças entre pênfigos e penfigóides: as bolhas do pênfigo têm localização intraepidérmica e são flácidas; enquanto as bolhas do penfigóide são subepidérmicas, formam-se na junção dermo-epidérmica e são tensas. São considerados penfigóides os tipos cicatricial e bolhoso: os demais são pênfigos .
16 curiosidades que você vai gostar
O sintomas de fogo selvagem (pênfigo) tem como manifestação inicial o surgimento de vesÃculas muito dolorosas, parecidas com aftas, nas membranas da mucosa oral. Em um curto perÃodo de tempo, essas bolhas se espalham por outras áreas da pele e podem se romper, deixando expostas erosões ou úlceras em carne viva.
O tratamento do pênfigo vulgar visa diminuir a produção de autoanticorpos patogênicos. A base do tratamento é corticoides sistêmicos. Alguns pacientes com poucas lesões podem responder à prednisona oral, 20 a 30 mg, uma vez ao dia, mas a maioria requer inicialmente 1 mg/kg, uma vez ao dia.
A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.
Elas se enchem de lÃquido e se formam várias vezes, criando uma grossa cicatriz, que pode deformar membros do corpo ou do rosto. ;Os traumas levam a tanta fibrose que a pessoa perde o dedo ou à s vezes estica o rosto, com uma aparência de queimado;, descreve Gilvan.
De acordo com especialistas, a expectativa de vida de pessoas com epidermólise bolhosa é de 20 anos, por isso, a ajuda pela internet é fundamental para que eles consigam o tratamento. “Como se trata de uma doença genética, ela não tem cura.
O impetigo bolhoso é uma infecção cutânea superficial que se manifesta como agrupamentos de vesÃculas ou pústulas que aumentam rapidamente formando bolhas. Estas se rompem expondo grandes áreas, melicéricas ou crostosas.
O lúpus eritematoso sistêmico bolhoso (LESB) é subtipo raro do lúpus eritematoso sistêmico (LES), de ocorrência bastante incomum na infância e adolescência. Os estudos mostram que 76% dos pacientes com LES são acometidos por lesões cutâneas no curso da doença e, desses, menos de 5% apresentam lesões bolhosas.
A epidermólise bolhosa adquirida (EBA) inflamatória é variante clÃnica rara de EBA, com surgimento agudo de lesões eritêmato-urticadas e vesicobolhosas com prurido acentuado. Tem evolução igual à da forma clássica, incluÃda a possibilidade de formação de milia à cicatrização.
Alguns estudos em andamento sugerem que o pênfigo foliáceo endêmico pode ser transmitido por mosquitos. Essa seria a explicação para os casos estarem mais concentrados nas áreas próximas à s regiões de desmatamento do PaÃs.
Pênfigo vulgar, no qual, as bolhas são mais tensas, em geral, com conteúdo claro a levemente amarelado. Consulte seu dermatologista.
Uma bolha (quando pequena, vesÃcula) é uma bola com lÃquido, que se forma sob uma camada fina de pele morta. O lÃquido é uma mistura de água e proteÃnas, que exsuda do tecido danificado.
A doença não tem cura e não é transmissÃvel. A confirmação do diagnóstico da Epidermólise Bolhosa acontece basicamente por biópsia da pele e imunofluorescência direta.
A epidermólise bolhosa é uma doença genética rara caracterizada por grande sensibilidade da pele.
Uma doença pode ser causada por fatores externos tais como agentes patogénicos ou por disfunções internas. Pode se entender que doença é a apresentação de anormalidades na estrutura e no funcionamento de um organismo, afetando-o de forma negativa.
Fazer um pequeno furo na bolha, utilizando uma agulha esterilizada; Deixar o lÃquido sair da bolha, mas sem fazer pressão; Aplicar uma pomada com ácido fusÃdico ou outra substância antibacteriana sobre o local; Cobrir a bolha com uma gaze ou penso esterilizado.
Se a bolha já estourou, realize limpeza cuidadosa com água e sabonete 2 vezes ao dia, seque bem, e aplique spray anti-séptico de clorexidina 10mg/ml (encontrado nas farmácias) até cicatrizar.
Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
Normalmente, o tempo mÃnimo de tratamento é de três anos e, depois de controlada, a condição não necessariamente terá desaparecido permanentemente. Hans Filho diz que há pacientes com a doença controlada por mais de dez anos que apresentam recidivas.
TiposPênfigo vulgar. É o tipo mais grave da doença, seu principal sintoma é a presença de lesões bolhosas tensas e com exulceração. ... Pênfigo bolhoso.Pênfigo vegetante. ... Pênfigo foliáceo. ... Pênfigo eritematoso. ... Pênfigo paraneoplásico.
A doença do fogo selvagem, chamada cientificamente de pênfigo, é uma doença autoimune rara em que o sistema imunológico produz anticorpos que atacam e destroem as células da pele e das mucosas como boca, nariz, garganta ou órgãos genitais, formando bolhas ou feridas que causam sensação de ardor, queimação e dor, sendo ...
Como remover driver de impressora pelo regedit?
Como ocorre a reprodução dos fungos explique?
Como é feita a transcrição do DNA?
Como funciona o processo de PCR?
Para que serve própolis verde em gotas?
Como ocorre o processo de ovulogênese?
Como usar o grill elétrico Mondial?
Como recuperar uma pele queimada?
O que é o processo de laterização?
Como funciona o rastreador veicular Tracker?
Como descobrir minha senha Claro?
Como usar o seca barriga em pó?
Como se deve usar o própolis?
Como ocorre o processo de Quimificação?
Para que serve o redutor de pH?
Como recuperar as memórias do passado?
Como faço para recuperar a senha do cartão do cidadão?