O brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes. No quesito uso de desodorante, a distância entre os brasileiros e os americanos é ainda maior: aqui, usa-se em média duas vezes por dia. Nos Estados Unidos, é 1,2 vez.
Agora está comprovado: os brasileiros tomam mais banho e escovam os dentes com frequência maior do que cidadãos de outros países. Quem diz isso é uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Os franceses, norte-americanos e espanhóis tomam um banho por dia. No Reino Unido e na Turquia, praticamente só metade da população faz isso diariamente. “Atualmente pode-se dizer que o brasileiro é o campeão mundial do banho.
No mundo todo, os franceses têm a reputação de não tomar banho. Na verdade, essa fama está longe de ser apenas um clichê. Veja só: de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA em 2012, 20% da população francesa toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas uma vez por semana!
Uma pesquisa realizada pela Euromonitor, com internautas de 15 países, constatou que o povo brasileiro é o povo mais limpo: tomamos, em média, 12 banhos por semana. Depois da gente, entre 8 e 9 banhos por semana, estão os colombianos.
26 curiosidades que você vai gostar
1. Brasil. O nosso país é o país cuja população mais toma banho por semana. Mais precisamente, uma média de 14 chuveiradas.
Brasileiro é o povo mais limpo e cheiroso do mundo. Uma pesquisa realizada recentemente pela Euromonitor e publicada pela Super Interessante sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.
Ablutofobia (do latim ablutio) é um medo incomum de tomar banho ou lavar-se. Além do básico medo de tomar banho, este distúrbio pode desencadear um medo intenso de lavar o cabelo e fazer a limpeza do corpo. Aqueles que tem medo de tomar banho podem sofrer grandes efeitos colaterais da sua fobia.
A água quente virou motivo de medo e de morte. E a igreja deu a sua contribuição para o desaparecimento da higiene denunciando o banho como sendo imoral. A partir deste momento, o uso da água seria limitado às partes livres do corpo como as mãos e o rosto. Um banho de corpo inteiro passou a ser uma raridade.
"Há acúmulo de restos de pele, sebo, poluição, suor, bactérias e vírus que, se não retirados, podem causar proliferação de microorganismos que trazem mau cheiro ou desenvolvem doenças", enfatiza Isabella. Porém, apesar das recomendações, também não é necessário tomar diversos banhos ao longo do dia.
Na lanterninha dessa pesquisa estão os chineses que, aparentemente, só tomam banho uma vez a cada dois dias. Os franceses, norte-americanos e espanhóis ficam na média da ducha diária. Como os indianos que, por outro lado, só lavam o cabelo uma vez por semana.
De acordo com o levantamento, o brasileiro toma, em média, 8,5 banhos por semana – dois a mais do que os americanos. Por aqui, o desodorante é usado em média 2 vezes ao dia, enquanto que nos Estados Unidos a média é de 1,2 vez.
O brasileiro toma banho em média 8,5 vezes por semana. Entre os americanos, esse número é de 6,5 vezes. No quesito uso de desodorante, a distância entre os brasileiros e os americanos é ainda maior: aqui, usa-se em média duas vezes por dia.
“Nessa época, os europeus tomavam de um a dois banhos por ano, e apenas por recomendação médica”, conta Eduardo Bueno. “Eles achavam que a abertura dos poros que acontecia após o banho seria a porta de entrada para a peste responsável por deixar tantos de cama”.
Um em cada quatro franceses não toma banho diariamente - revela uma pesquisa, que também aponta uma "baixa consideração pelas normas sanitárias", no que diz respeito à lavagem das mãos no país. Os franceses têm reputação de não serem limpos, e parece que esta imagem não se descolará deles com facilidade.
Algumas inscrições indicavam que aqueles produtos serviam para a limpeza de cabelos. Os egípcios também foram pioneiros neste sentido, pois em alguns papiros encontram-se referencias a sais e óleos usados para a higiene pessoal. Já na civilização a ocidente, foi o povo Romano que criou e divulgou o hábito do banho.
“São vários os fatores que podem estar associados à resistência ao banho, desde um comportamento de se opor aos pais até o medo”, explica a dra. Lidia Nakamura. Caso a oposição ao banho seja muito frequente, existe a possibilidade de que esteja relacionada ao medo.
Higiene pessoal
A maioria das pessoas com depressão profunda deixa de cuidar do próprio corpo. Não têm a energia ou a motivação para tomar banho regularmente, escovar dentes, pentear o cabelo, lavar a sua roupa ou até mesmo mudar de roupa. Podem aparecer no trabalho com a mesma roupa durante vários dias seguidos.
Quando ficamos muito tempo sem tomar banho, a linha de defesa da pele pode não conseguir combater os microrganismos que fazem mal à nossa pele. Além disso, o acúmulo de células mortas e outras substâncias que são naturalmente liberadas podem piorar condições crônicas, tais quais acne e foliculite.
Grasse, França
Localizada ao Sul da França, Grasse é conhecida como a capital do perfume. Já na Idade Média, ela reunia luveiros e curtidores e é considerada importante desde então. Na época, eles utilizavam flores da região — mimosa, jasmim, lavanda e flor de laranjeira — para perfumar o couro, que tinha mau cheiro.
Os 10 povos mais simpáticos do mundoCambojanos. Acho que sobre o primeiro lugar não há disputa, ele não poderia ser ocupado por outro povo além do cambojano. ... Albaneses. ... Armênios. ... Cubanos. ... Uruguaios. ... Letões. ... Portugueses. ... Vietnamitas.
Entre os países que menos frequentam o chuveiro estão China e Inglaterra. O estudo descobriu, por exemplo, que 80% das mulheres inglesas não tomam banho todos os dias e que 30% delas chegam a passar até três dias sem se banhar. Na média global, a maioria das pessoas toma um banho por dia.
Alguns dermatologistas sugerem um banho a cada dois dias. Mas como tomar banhos diários provavelmente continuará sendo parte da sua rotina, o ideal é que eles sejam mais curtos e nunca com água muito quente. Ela deve ser, preferencialmente, fria ou, no máximo, morna.
Segundo os médicos, a maioria dos portugueses, salvo nas zonas mais isoladas do País, tem por hábito tomar banho todos os dias.
Tradicionalmente, a cultura indiana valoriza a higiene pessoal, mas observa menos a do ambiente comunitário. Lá, deve-se sempre tomar banho antes de entrar numa cozinha ou depois de fazer o número 2. Nas ruas, ambulantes fazem e servem comida a menos de 1 metro das valas onde o esgoto corre a céu aberto.
Quais efeitos colaterais do ácido hialurônico em cápsulas?
Qual é a origem da palavra calendário?
Como surgiu os Jogos Olímpicos e Paralímpicos?
Como deixar o banho das crianças mais divertido?
O que falar no aniversário de alguém?
Como surgiram os Mandalorianos?
Como era possível ser um gladiador?
Como surgem os padrões de beleza?
Quando surgiram os pontos cardeais?
Como usar ácido hialurônico da Avon?
Pode passar óleo de melaleuca nas axilas?
Como usar a jarra de anaerobiose?
Onde usar álcool isopropílico?
Para que serve o óleo de canabidiol?
Como usar óleo de melaleuca para candidíase?
O que é inércia e seus exemplos?
Qual plano tem internet ilimitada?
Como usar óleo de melaleuca para micose de unha?