Segundo Gomez (2000), a relação entre professor/aluno deve ser empática, onde ambos os parceiros da comunicação demonstrem a capacidade para ouvir e refletir sobre as questões que estão sendo abordadas por cada um dos interlocutores.
Qual é a importância da relação professor-aluno? O contato entre o aluno e o conhecimento que ele vai adquirir passa pela mediação de alguém fundamental: o professor. Isso significa que nenhuma matéria chega sozinha à criança ou ao adolescente: ela passa, antes, pela interpretação do docente.
A interação professor-aluno não pode ser reduzida ao processo cognitivo de construção de conhecimento, pois se envolve também nas dimensões afetivas e motivacionais. Freire (1996, p. 96) aponta que: O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento.
A atuação como mediador deve tornar o professor um facilitador entre os alunos e o conteúdo a ser aplicado, o aprendizado com a aplicação da mediação e associação com situações cotidianas no contexto onde estão inseridos faz com que o processo ensino-aprendizagem auxilie na resolução de situações problema vividas no ...
Assim, o papel do professor passa por transformação, exigindo desse profissional novas práticas, exercendo o papel de mediador, transformador de sentidos, buscando a formação de alunos críticos, autônomos, e o educando deixa de ser passivo e passa a ser responsável pelo seu processo de aprendizagem.
21 curiosidades que você vai gostar
O professor mediador possui a importante missão na formação cidadã. Tratando-se de aspectos culturais, espera-se que os estudantes tenham contato com a leitura em ambiente escolar. Dessa forma, o professor deve buscar formas de desenvolver o gosto pela leitura em seus estudantes.
Um bom relacionamento entre professor e aluno, gera uma melhor aprendizagem, tornando-se um intercessor por meio de componentes motivacionais, afetivos e relacionais na contribuição do ato de aprender.
O professor com um elevado sentimento de eficácia, segurança em suas execuções e pouca ansiedade, fomenta nos alunos o desenvolvimento de percepções positivo a respeito deles mesmo e de seus colegas, incrementando a qualidade da interação em aula.
O processo ensino-aprendizagem deve ser a interação entre a pessoa que ensina (professor) e o que aprende (aluno), sendo que ato de ensinar e aprender acontece entre a relação dos sujeitos humanos, relacionamento esse que envolve afetividade, atenção e uma boa comunicação. ...
O professor é o principal responsável em harmonizar e administrar esta interação, para que a criança seja dotada de auto-estima, segurança e confiança, para que seu aprendizado seja facilitado. O ato de educar não deve basear-se apenas na transmissão de conteúdos, mas visar a formação da criança como sujeito.
Interação Aluno-Aluno
Essa é a interação interaprendiz, entre um aprendiz e outros aprendizes, sozinhos ou em grupos, com ou sem a presença de um instrutor em tempo real.
A interação entre professores e alunos na sala de aula se constitui como um dos principais elementos no processo de ensino-aprendizagem, sendo que sua compreensão não apenas facilita este processo como também influi na sua qualidade.
Para que ocorra a interação, o professor pode propor vários tipos de exercícios, desde um diálogo informal, em que o aluno fala sobre algo pessoal de sua vida, até uma conversação sobre um assunto determinado, como do livro, por exemplo.
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
Nesse contexto, o professor tem papel fundamental no processo avaliativo e, por isso, necessita, durante a ação educativa, buscar estimular e incentivar o aluno, com estratégias diferenciadas, possibilitando o acolhimento, a integração e a inclusão dos sujeitos do conhecimento.
Quando se decide em sala de aula ser ético, é de extrema importância que o educador possa ter como meta a função de mostrar aos alunos que todos precisam ser respeitados e que valores, atitudes precisam ser construídas em conjunto para que não haja conflitos.
7 valores importantes da educação Capacidade de adaptação. Os professores devem trabalhar com os alunos em sala de aula a ideia de flexibilidade. ... Expansão do conhecimento. ... Independência. ... Empreendedorismo. ... Criatividade. ... Espírito de equipe. ... Honestidade.
O mediador precisa querer ensinar o conteúdo com tal paixão e decisão que fará tudo o que estiver ao seu alcance para explicar da melhor forma possível. Seja adaptando a linguagem ou usando tecnologias disponíveis na escola para que o conceito se torne claro.
Essas e outras caraterísticas inerentes a um professor mediador contribuem, sobretudo, para o desenvolvimento da autonomia perante o conhecimento, o que significa contribuir para a formação de cidadãos críticos e capazes de fazer uma leitura consciente das situações que os cercam.
Mediar é uma forma do professor conduzir o aluno no ato de pensar em que se suscita discussões em torno de uma resposta obtida e, em seguida, questiona-se sua veracidade, indica-se caminhos que podem levar à resolução e orienta-se a reformulação de hipóteses para obtenção de teses e conclusões.
A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove a troca de experiências e conhecimentos entre membros mais experientes e outros menos experientes da cultura em questão. A interação entre as crianças é fundamental na construção das aprendizagens significativas no ambiente escolar.
As interações sociais podem contribuir para a aprendizagem efetiva de habilidades e conteúdos, assim como fortalecer os valores éticos fundamentais ao desenvolvimento moral do ser humano. Na infância, a interação entre as crianças é indispensável para a construção de aprendizagens significativas no ambiente escolar.
De uma forma geral, a interação social parte do princípio de que há uma recíproca da comunicação entre os indivíduos. No entanto, muitos estudiosos ressaltam que a interação social envolve diversas formas e pode ocorrer entre uma ou mais pessoas, assim como essa relação pode ser estabelecida em diferentes ambientes.
Fica evidenciado que o processo de aprendizagem ocorre em decorrência de interações sucessivas entre as pessoas, a partir de uma relação vincular. Entende-se, assim, que é, portanto, através do outro que o indivíduo adquire novas formas de pensar e agir e, dessa forma apropria-se (ou constrói) novos conhecimentos.
Uma forma de conseguir a participação dos alunos é relacionar o conteúdo ministrado com assuntos cotidianos. Essa aproximação com a realidade do aluno faz com que ele perceba melhor a aplicabilidade daquele conteúdo no seu dia a dia. Isso desperta interesse e também favorece a interação com os alunos.
Quem não pode entrar no Reino de Deus?
Qual perfume masculino mais cheiroso 2021?
Quanto tempo depois de encaixar o bebê nasce?
Qual o médico que cuida de artrose?
Pode fazer procedimentos estéticos menstruada?
Qual é o valor do IPVA do Celta 2007?
Qual o significado de galinha poedeira?
Como Luffy derrota o Magalhães?
Como é a reprodução dos artrópodes?
Qual nicho mais procurado internet?
Qual é o objetivo de uma campanha?
Tem como cancelar o título de capitalização?
Quais as vantagens do padrão HD?
Quando o fígado bovino fica esverdeado?