Hoje, o alfabeto oficial da língua portuguesa é formado por 26 letras, que podem ser representadas de forma maiúscula ou minúscula. Antes da entrada em vigor do acordo ortográfico, em janeiro de 2009, nosso alfabeto era composto por 23 letras, pois as letras k, w e y eram consideradas estrangeiras.
Como ensinar o alfabeto?
O alfabeto latino, utilizado pelos romanos a partir do século VII a.C., derivou do alfabeto etrusco, que por sua vez evoluiu a partir do alfabeto grego. Das 26 letras etruscas, os romanos adotaram 20: A, B, C, D, E, Z, H, I, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, V, X.
Uma letra diacrítica é aquela que não é pronunciada nos dígrafos. Nos dígrafos SC (antes de E e I) e SÇ, a primeira letra é a diacrítica (válido no português do Brasil - em Portugal ambas as letras são pronunciadas separadamente). As letras M e N nas nasalizações são as diacríticas.
Quando as crianças começam a aprender o alfabeto? A maioria das crianças começa a reconhecer algumas letras entre as idades de 2 e 3 anos, e por volta dos 5 anos já consegue identificar praticamente o alfabeto completo.
O que a sua assinatura diz sobre você?
Como usar o modo offline do Google Maps?
Como saber o que comer na floresta?
Como descobrir origem de protesto gratuita?
Como começar a estudar português do zero para concursos?
Como salvar mapa mental do MindMeister?
Como tirar dinheiro no Banco da Amazônia?
Como salvar fotos e vídeos do WhatsApp no Google Fotos?
Como Salvar uma página de um arquivo PDF?
Como manter uma boa convivência no ambiente de trabalho?
Qual é a sílaba tônica de país?