Hoje, o alfabeto oficial da língua portuguesa é formado por 26 letras, que podem ser representadas de forma maiúscula ou minúscula. Antes da entrada em vigor do acordo ortográfico, em janeiro de 2009, nosso alfabeto era composto por 23 letras, pois as letras k, w e y eram consideradas estrangeiras.
Como ensinar o alfabeto?
O alfabeto latino, utilizado pelos romanos a partir do século VII a.C., derivou do alfabeto etrusco, que por sua vez evoluiu a partir do alfabeto grego. Das 26 letras etruscas, os romanos adotaram 20: A, B, C, D, E, Z, H, I, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, V, X.
Uma letra diacrítica é aquela que não é pronunciada nos dígrafos. Nos dígrafos SC (antes de E e I) e SÇ, a primeira letra é a diacrítica (válido no português do Brasil - em Portugal ambas as letras são pronunciadas separadamente). As letras M e N nas nasalizações são as diacríticas.
Quando as crianças começam a aprender o alfabeto? A maioria das crianças começa a reconhecer algumas letras entre as idades de 2 e 3 anos, e por volta dos 5 anos já consegue identificar praticamente o alfabeto completo.
Qual os malefícios da cenoura?
Porque idosos morrem no inverno?
Quais são os dentes de leite que não caem?
Qual o tamanho de um envelope pequeno?
Quais são as substâncias orgânicas e inorgânicas?
Qual é a diferença entre centro de distribuição e armazém?
Quanto tempo dura o efeito do antialérgico?
Como funciona garantia de máquina de lavar?
Qual a finalidade do protocolo de prevenção de queda?
Como colocar Hack de Wall no CS GO?
Qual a diferença entre mestre de obras é engenheiro?
Qual o nome do fandom da Billie eilish?
O que é alimentação adequada e saudável?
É errado fazer abdominal todos os dias?