Para representar uma parede ou objeto em uma planta baixa é necessário saber suas dimensões reais. O tamanho das peças deve ser indicado na planta sob a forma de medidas, e é o conjunto dessas informações que chamamos de cotagem. As cotas são os números que indicam as medidas da peça, e geralmente é expressa em metros.
Importante complementar que a altura das plantas baixas é sempre definida a 1,5 m do piso. Isso ajuda a padronizar os documentos e também a entender onde ficam as janelas do imóvel, como veremos logo adiante. As áreas preenchidas em cinza representam as paredes do imóvel. Observe que elas têm espessuras diferentes.
Por muito tempo, as plantas baixas foram feitas à mão por arquitetos. Hoje, graças a softwares especializados, é possível criá-las no computador e até mesmo inovar no campo. Uma dessas novidades é a planta humanizada, em que os elementos da planta baixa de um apartamento aparecem coloridos, texturizados e iluminados, como no exemplo abaixo:
Nesse sentido, as plantas baixas são bastante detalhadas. Pias, vasos sanitários e pontos para chuveiro já vêm sinalizados na planta baixa. Assim, mesmo que você escolha trocar a torneira ou a cuba depois, já sabe onde fica o encanamento e consegue visualizar o fluxo nessas áreas.
Recuperação de arquivos corrompidos?
Qual significado da palavra insurge-se?
Quantos anos flavia viana tem?
Para que possais resistir no dia mau?
O que significa oficializamos?
O que significa sonhar lavando o cabelo?
Qual o significado de galopando?
A escola está cumprindo a sua função social?
Qual é o significado da palavra refletiu?