Para representar uma parede ou objeto em uma planta baixa é necessário saber suas dimensões reais. O tamanho das peças deve ser indicado na planta sob a forma de medidas, e é o conjunto dessas informações que chamamos de cotagem. As cotas são os números que indicam as medidas da peça, e geralmente é expressa em metros.
Importante complementar que a altura das plantas baixas é sempre definida a 1,5 m do piso. Isso ajuda a padronizar os documentos e também a entender onde ficam as janelas do imóvel, como veremos logo adiante. As áreas preenchidas em cinza representam as paredes do imóvel. Observe que elas têm espessuras diferentes.
Por muito tempo, as plantas baixas foram feitas à mão por arquitetos. Hoje, graças a softwares especializados, é possível criá-las no computador e até mesmo inovar no campo. Uma dessas novidades é a planta humanizada, em que os elementos da planta baixa de um apartamento aparecem coloridos, texturizados e iluminados, como no exemplo abaixo:
Nesse sentido, as plantas baixas são bastante detalhadas. Pias, vasos sanitários e pontos para chuveiro já vêm sinalizados na planta baixa. Assim, mesmo que você escolha trocar a torneira ou a cuba depois, já sabe onde fica o encanamento e consegue visualizar o fluxo nessas áreas.
Como não pegar pelo na roupa quando está na máquina de lavar?
Como instalar o sensor de presença em paralelo?
Pode transportar cachorro no banco da frente?
Onde pode ser medida a intensidade de um terremoto?
Que tipo de escrita era usada pelos egípcios?
Como instalar a escada da piscina?
Quais fatores fazem surgir uma nova espécie?
Como pode ser lida a reação de queima da parafina?
Para que serve Maizena na roupa?
Qual é a finalidade de uma curva de calibração curva analítica?
Como cultivar pé de ameixa em vaso?
Como avaliar pacientes com DPOC?
Como faço para jogar Age of Mythology no Windows 10?
Como pode ser uma narrativa resposta?
É possível reverter uma doença hereditária?
Como instalar máquina de cartão de crédito no PC?