Coloque os fios da fita de LED no conector que vem junto do produto com atenção à polaridade deles (é só encaixar e prender os parafusinhos com uma chave de fenda fina). Depois, é só juntar o conector e o plug que vai na tomada para conseguir iluminar o seu ambiente.
Ligue as LEDs na fonte com um conector clip. A fonte terá um cabo longo com um plugue na ponta. As fitas também terão um adaptador similar. O adaptador da fonte deverá encaixar no conector da LED. Você poderá comprar um conector clip que se liga na ponta da fita, se ela for cortada fora.
Figura 1 – Circuito para ligar de 1 a 3 LEDs na rede de energia de 110 V ou 220 V. O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa.
No caso das fitas de LED de 220V, será necessário um alimentador que normalmente é vendido com o produto. Basta fazer a conexão da fita no cabo e ligar na tomada para que o produto funcione.
As fitas de Led funcionam em 12 volts e, portanto, também podem ser instaladas em automóveis. Para instalação em residências será necessária uma fonte driver de 12 V.
Montagem do circuito numa pequena ponte de terminais. Os anodos devem ficar do lado esquerdo. Os diodos podem ser 1N4004, 1N4007 ou outro conforme a rede de energia e os LEDs podem ser de qualquer cor ou tamanho. Durante o funcionamento o resistor R1 aquece levemente, o que deve ser considerado normal.
ou seja: você vai ligar o catodo do led no anodo do diodo e o anodo do led no catodo do diodo e o resistor em serie com os dois.
Sempre que estiver procurando dar mais cor ou sutileza a um cômodo, as fitas de LED serão uma ótima escolha. Elas vêm em grandes rolos que podem ser facilmente instaladas, mesmo se você não tiver nenhuma experiência com circuitos elétricos.
Em seguida, poderá ligar as LEDs com os conectores que tiver comprado, ou soldá-las. Os conectores oferecem praticidade, mas uma solda é uma opção melhor para manter suas LEDs permanentemente. Finalize colando as fitas no local desejado, e aproveite a iluminação ambiente.
Meça a área onde planeja colar as LEDs. Faça uma estimativa do quanto vai usar e, caso opte por colocar em vários lugares, meça todas as áreas para que depois possa cortar as fitas nos tamanhos necessários. Some todas as medidas para estimar o comprimento total que precisará comprar.
Dessa maneira, a quantidade de energia disponível nunca será menor do que a LED requer para funcionar. Como as fitas podem usar um pouco mais de energia do que o estimado, some um adicional de 20% do total, e use esse valor final como o mínimo requerido. Por exemplo, usando uma fita de 8 m: 48 watts totais x 1.2 = 57,6 watts.
Quais os principais artistas russos que promoveram o construtivismo desenvolvido pelo país?
Quantos ninjas o Madara derrotou?
Qual é o espaço amostral de 1 a 20?
Como hastear e arriar a bandeira?
Por que o nome de Jesus seria Emanuel?
O que é código do banco da Caixa?
Quando ocorreu a institucionalização oficial da Educação Especial no Brasil?
Como o plástico afeta o aquecimento global?
Como se faz uma denúncia anônima?
O que significa manifestação da parte autora?
Qual a garantia de serviços mecânicos?