2 – Vazamentos no vaso sanitário Caso seu vaso possua a caixa acoplada, o jeito mais fácil de identificar vazamentos é pelo som. Abra a caixa e preste atenção se consegue ouvir algum som sibilante. Se ouvi-lo, há com certeza um vazamento na caixa.
O primeiro passo é tirar a água com o copo e despejá-la no balde até a bacia ficar praticamente vazia. Depois espere 20 minutos, sem apertar o botão da descarga. Se o nível da água subir, há vazamento na válvula e é preciso trocá-la ou consertá-la. Outro teste é encher um balde com água e despejá-la no vaso sanitário.
Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da Sabesp (pode ser a do tanque) e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.
Outra maneira de verificar o vazamento nos canos é fechando todas as torneiras da casa, desligando os aparelhos que usam água e fechando bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada de água. Feito isso, marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou.
Ao desconfiar de vazamento de água no vaso sanitário, é possível realizar alguns testes para determinar se o defeito existe mesmo. Os principais testes a serem usados são: Este é um teste simples e que para ser realizado precisa apenas de um copo descartável, luvas e um balde.
Um vazamento no vaso sanitário é capaz de desperdiçar litros de água por dia, além de aumentar sua conta de água, o que o torna um problema a ser resolvido rapidamente. O melhor modo de consertar o vazamento é procurar por problemas na válvula de descarga , pois ela é a principal culpada da situação na maioria dos casos.
Este tipo de vazamento deve ser resolvido com a ajuda profissional, pois é necessário mexer na válvula de escape de água ou então no nível da boia. Os profissionais da Esgotecnica são especializados neste tipo de reparo de vazamentos.
Caso você tenha alguma familiaridade com o funcionamento da caixa do vaso sanitário, é possível realizar o reparo. Válvulas hydras também necessitam de controle da válvula, mas o reparo é mais fácil de ser efetuado.