Para realizar o diagnóstico da síndrome dos ovários policísticos são necessários o exame clínico, o ultrassom ginecológico e exames laboratoriais. Através do ultrassom, a doença é percebida pelo aparecimento de muitos folículos ao mesmo tempo na superfície de cada ovário.
Além dos sinais citados, a mulher com ovários policísticos pode apresentar os seguintes sintomas: cansaço, náuseas, vômitos, dificuldade para engravidar, sensibilidade nas mamas.
Um dos tratamentos mais comuns para quem sofre com a síndrome é a adequação do estilo de vida. Adotar uma dieta balanceada e prática de exercícios físicos na rotina pode ajudar a controlar os sintomas e prevenir outras doenças. Isso se dá porque um dos sintomas mais comuns do ovário policístico é o aumento de peso.
Entre os exames laboratoriais que podem ser feitos para diagnosticar o SOP e doenças decorrentes da Síndrome estão inclusos testes como: FSH, LH, Testosterona, Androstenediona, 17-OHP, HGH, DHEA-S, entre outros.
A Síndrome dos ovários policísticos ou SOP, como é chamada, pode sim causar dores pois os ovários ficam aumentados podendo causar desconforto em algumas pacientes.
E quanto a dor? Normalmente, os ovários apresentam-se aumentados de tamanho e com múltiplos cistos em sua periferia, podendo gerar dor ou desconforto pélvico. Mas, isso não acontece durante o sexo (aka penetração).
Hoje, a sonda do ultra-som sobre a superfície externa do abdômen permite um diagnóstico preciso. Normalmente, os ovários policísticos são visualizados por meio do exame de ultra-som ou no de toque realizado no exame ginecológico de rotina. Às vezes, basta examinar a paciente para localizar os dois ovários aumentados.
O ovário policístico chega a ter 20cm³, quer dizer, o dobro do volume. Além disso, sua aparência é típica: fica coberto por uma capa branca semelhante à albugínea que envolve o testículo, e os cistos formam uma saliência na superfície.
Alguns casos tornam-se assintomáticos com o tratamento, mas é uma doença crônica. Por isso, é comum a mulher com ovário policístico procurar vários especialistas, ao longo da vida, em busca de tratamento. No entanto, a importância que se dá ao caso, depende da fase da vida que a mulher atravessa.
A mulher que apresenta ovários policísticos produz uma quantidade maior de hormônios masculinos, os andrógenos, fator que pode afetar a fertilidade feminina. O principal problema que este desequilíbrio hormonal provoca está relacionado com a ovulação.
Por que o Faustão não apresentou o programa hoje?
Como medir lúmens com um luxímetro?
Quando sei que me curei do HPV?
Como medir o ângulo de um esquadro?
Como calcular a precisão de uma medida?
Como colocar água individual em prédio antigo?
Qual é o comprimento da chaveta?
Como faço pra saber o tamanho do meu dedo?
Como medir continuidade do aterramento?
Como medir o tamanho do seu cabelo?
Como saber taxa de engajamento Facebook?
Como calcular consumo de gás por apartamento?
Como eliminar a umidade que vem do solo e sobe nas paredes?
Como faço para saber o saldo do PIS?