A determinação do ponto de ebulição de uma substância se faz recorrendo a um banho de aquecimento e procedendo ao seu aquecimento. Depois é só verificar a que temperatura a substância passou ao estado gasoso.
Por exemplo, quando a temperatura do gelo é igual a 0ºC, ele começa a se tornar água líquida. Portanto, o ponto de fusão da água é 0ºC (sob 1 atmosfera). Para passar de líquido a vapor, a temperatura da água deve chegar a 100ºC. Portanto, o ponto de ebulição da água é 100ºC (menos de 1 atmosfera).
Todos são elementos pertencentes à família IA e, nessa família, o ponto de ebulição cresce de baixo para cima. Por isso, o elemento com o maior ponto de ebulição é Lítio.
Por exemplo, o gelo começa a se transformar em água na forma líquida, quando sua temperatura é igual a 0 ºC . Logo, o ponto de fusão da água é 0 ºC (sob pressão de 1 atmosfera). Para passar de líquida para vapor, a água deve atingir a temperatura de 100 ºC.
Como exemplo, podemos citar o ouro, material sólido em temperatura ambiente com ponto de fusão de 1064,18 °C e ponto de ebulição de 2855,85°C. Pepita de ouro em minério, estado sólido.
100º C A água é uma substância pura que apresenta ponto de ebulição em 100º C, ao nível do mar (1 atm ou 760 mmHg). Deste modo, a sua temperatura não irá ultrapassar os 100º C na forma líquida e permanecerá constante até ser transformada em vapor.
4.827 °C
Carbono/Ponto de ebulição
-108,1 °C
Xenônio/Ponto de ebulição
Existem dois fatores básicos que justificam as diferenças dos pontos de ebulição das substâncias, que são: interações intermoleculares e massas molares. Vamos analisar a lista a seguir para ver como esses fatores influenciam o ponto de ebulição das substâncias: Interações intermoleculares:
É aí que entra o segundo fator que interfere no ponto de ebulição de uma substância: a massa molar. Se a massa da molécula for grande, será necessário fornecer mais energia ao sistema para que a molécula consiga vencer a inércia e passar para o estado gasoso.
Denomina-se ponto de ebulição a temperatura na qual as moléculas de uma determinada substância deixam de estar no estado líquido (têm suas forças intermoleculares rompidas) e passam para o estado gasoso.
A água é uma substância pura que apresenta ponto de ebulição em 100º C, ao nível do mar (1 atm ou 760 mmHg). Deste modo, a sua temperatura não irá ultrapassar os 100º C na forma líquida e permanecerá constante até ser transformada em vapor. Calor latente e ponto de ebulição