Extrajudicial: entrar em contato com o cartório e verificar o que é necessário para o desarquivamento, pois cada cartório pode ter sua política (desde que dentro das regras do CNJ), para desarquivar o divórcio.
O desarquivamento pode ser solicitado pela parte ou por seu advogado perante o cartório em que tramitou o processo, por meio de mensagem eletrônica.
O simples pedido de desarquivamento não exige o recolhimento de custas. Porém, para eventuais autenticações, não se tratando de parte beneficiada pela gratuidade de justiça, deverá ser efetuado o devido recolhimento.
Para solicitar é necessário apresentar o processo físico ou acessar o processo eletrônico, no Cartório de Notas, e indicar quais as folhas dos autos que deverão ser copiadas e autenticadas, para a formação da Carta de Sentença.
O(A) usuário(a) deve acessar o sistema Processo Judicial Eletrônico - PJe:
de 10 a 15 dias úteis Resolução do TJ determina que o desarquivamento de processos seja feito em até 24h, porém a solicitação costuma ser atendida de 10 a 15 dias úteis para processos antigos.
Posso pedir o desarquivamento de um processo? Com a retomada do trabalho presencial em todo o estado, mesmo se de forma escalonada, os pedidos de desarquivamento de processos físicos deverão ser solicitados à Unidade Judicial responsável pelo feito, por meio de mensagem eletrônica.
Atenção
Descrição | Valor |
---|---|
Desarquivamento de Autos | 1,212 UFESP – Desarquivamento de processos na empresa terceirizada, assim como processos digitais movidos para a fila “processo arquivado”. 0,661 UFESP – Desarquivamento de processos arquivados nos Ofícios Judiciais do Estado. |
Para o exercício de 2021, o valor da UFESP é de R$ 29,09. Para o exercício de 2021, o valor da UFESP é de R$ 29,09.
Depois de iniciar o processo de divórcio Se houver filhos menores, o acordo sobre as responsabilidades parentais é enviado ao Ministério Público que dispõe de um prazo de 30 dias para o analisar. O Ministério Público pode exigir aos pais que alterem o acordo.
O divórcio pode ser por acordo entre os membros do casal e ser tratado fora do tribunal. Se não houver acordo, será necessário fazer o pedido de divórcio num tribunal. No divórcio por mútuo consentimento, os cônjuges decidem, por mútuo acordo, terminar o casamento, sem que seja preciso divulgar as causas.
Quando estiverem reunidas as condições, o conservador marca a conferência de divórcio, na qual o divórcio é decidido, caso os membros do casal mantenham a vontade de se divorciar. Para tratar da partilha dos bens, os membros do casal também podem recorrer ao Balcão das Heranças e Divórcio com Partilha.
Gostaria de uma orientação. Se uma pessoa que se separou judicialmente em 2005 quiser converter em divórcio, porém através de divórcio administrativo (cartório), ainda assim, para obter cópia da sentença, pois não a tem e nem averbou a certidão, tem que desarquivar o processo?
Como funciona a insalubridade para se aposentar?
Como funciona o sistema de automação?
O que é um Kindle e como funciona?
Como funciona a boneca Fada Voadora?
Como é feita a piscina de borda infinita?
O que é a aposentadoria voluntária?
O que faz uma balança de bioimpedância?
Como funciona a Base para notebook com cooler?
O que se faz na Assembleia Legislativa?
Como a amoxicilina age no organismo?
Como usar teclado e mouse no COD Warzone PS4?
Quem tem que dar baixa no protesto?
Como é feita a avaliação do imóvel pela Caixa?
Como aplicar uma injeção intramuscular?
Como calcular o imposto no Excel?