As regiões polares são as mais atingidas pelo degelo, pois o derretimento dessas áreas está ocorrendo de forma muito rápida. Conforme cientistas ambientais, o degelo agrava ainda mais o aquecimento da Terra, haja vista que durante esse processo ocorre a liberação de gases prejudiciais ao meio ambiente.
O degelo é um fenómeno causado aquecimento global, desencadeado pela intensificação do efeito-estufa, onde ocorre o derretimento do gelo no Ártico e em várias outras partes do mundo. O aquecimento global acarreta um aumento das temperaturas médias da Terra, além de mudanças climáticas.
Aquecimento oceânico: os oceanos absorvem 90% do calor terrestre, um fato que provoca derretimento das geleiras marinhas localizadas, principalmente, nas áreas polares e nas costas do Alasca (Estados Unidos).
A elevação da temperatura global está afetando o equilíbrio ambiental, atingindo todos os tipos de vida. Várias espécies de animais marinhos e peixes estão ameaçadas pelo degelo. Um exemplo bastante representativo é a redução do gelo na Antártica, a qual fez com que a população de pinguins diminuísse em 33%.
6 coisas que você pode fazer para combater o aquecimento global
Comentário Akatu: o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera é um dos principais responsáveis pelo crescente aquecimento global e consequente derretimento das geleiras do Ártico.
O aquecimento global é um fenômeno natural que ocorre na Terra em determinadas épocas do período geológico. ... Esse aumento da temperatura causa o degelo em várias regiões da Terra e as áreas mais afetadas tem sido as regiões do Ártico e Antártida.
Apesar de ter relação com as mudanças climáticas, o efeito estufa é o mecanismo que mantém a temperatura do planeta agradável e em condições ideais para a existência de vida. ... Por sua vez, o aquecimento global é o resultado do acúmulo excessivo de gases de efeito estufa na atmosfera.
O derretimento das geleiras gera muitos impactos negativos em todo o planeta, que podem comprometer, inclusive, a vida na Terra. Um dos impactos causados por esse processo é o aumento considerável do nível do mar. ... Outra consequência do derretimento do gelo no mundo são as mudanças climáticas.
A extensão do gelo do mar do Ártico diminuiu nos últimos anos. Em 2012, chegou ao nível mais baixo já registrado. As geleiras vêm sendo reduzidas há décadas, com a aceleração do derretimento desde o início dos anos 2000, de acordo com o Comitê de Auditoria Ambiental do Parlamento do Reino Unido.
Cientista, o gelo no Oceano Ártico nunca foi tão escasso como nos dias de hoje. O inverno já terminou nesta região e o balanço está longe de ser animador. Este foi um dos invernos mais quentes de sempre, e o fenómeno de degelo fez com que o gelo recuasse cerca de 14 milhões de metros quadrados durante as primeiras três semanas do mês de Fevereiro.
O aquecimento global atingiu as geleiras do Ártico e da Antártida e finalmente chegou a um ponto em que as consequências estão começando a se revelarem. O rápido derretimento das geleiras tem os seguintes impactos no planeta.
Mesmo sendo correspondente a apenas 1% de todo o gelo terrestre (o restante é encontrado em mantos de gelo e calotas polares), esse volume foi o equivalente a 259 trilhões de quilos de gelo ao ano, o suficiente para aumentar o nível dos oceanos em 4,2 milímetros nesse período.
Como instalar o AutoCAD no Windows 7?
Quanto custa um bolo de 2 andares?
Qual a temperatura ideal da geladeira Electrolux?
Quais são os principais fatores de risco da demência?
Como afastar inveja e mau olhado?
Quais os tipos de contratos de prestação de serviços?
Como ler QR Code no Google Chrome?
O que é processo de devolução?
O que representa o elemento madeira?
Porque não usar sulfato de alumínio na piscina?
O que são os efeitos da sentença?