7 passos para superar a dependência emocional
Uma pessoa emocionalmente dependente projeta todas as suas expectativas em outra pessoa. Você só se sente feliz quando está perto das pessoas que ama? Você se ama verdadeiramente? Você consegue fazer escolhas e tomar decisões sozinho? Você precisa que as pessoas te elogiem e reconheçam suas qualidades para se sentir capaz?
Já se perguntou qual o seu nível de dependência emocional? Faça o teste para averiguar a resposta: De acordo com os especialistas, a dependência emocional é alimentada pela baixa autoestima e pela insegurança.
Eliminar a dependência emocional é possível, mas para que isso aconteça é preciso que você tome a decisão de mudar, para só assim ter uma melhor qualidade de vida. As pessoas que sofrem de apego excessivo não aproveitam completamente as relações, se apegam demais e perdem sua individualidade.
Neste sentido, a dependência emocional já poderia ser considerada uma condição patológica, que exige cuidados e tratamento. Nem sempre é o caso, porém, é importante considerar a possibilidade de se tratar de um transtorno mental. Segundo o DSM-5, os critérios diagnósticos para o Transtorno de Personalidade Dependente são:
Como surgiu a Chapada Diamantina?
Qual a importância de se encontrar a planta no filme Wall-e?
Como se deu a formação do território do Reino Unido?
O que tem que ter em uma planta baixa?
O que fazer para tirar o vício de Coca-cola?
Qual é o sotaque oficial do Brasil?
Como representar uma probabilidade?
Como se livrar de pensamentos homicidas?
Como se formou o povo brasileiro 5 ano?
Como a água viva se locomove no mar?