A pedagogia hospitalar é um modo de ensino da Educação Especial que visa a ação do educador no ambiente hospitalar, no qual atende crianças com necessidades educativas especiais transitórias, ou seja, crianças que por motivo de doença precisam de atendimento escolar diferenciado e especializado.
Segundo Santos e Souza (2009), a Pedagogia Hospitalar, denominada de classe hospitalar, surgiu em Paris no ano de 1935, sob comando de Henri Sellier para dar educação a crianças especiais. ... Esse centro tinha como alvo a formação de professores para trabalhar em hospitais e em locais onde existissem crianças especiais.
Constatamos alguns desafios da docência na Pedagogia hospitalar: direito negado, desvalorização da Pedagogia Hospitalar; relação com sofrimento e morte; relação pedagogo e família; ausência da estrutura física e de profissionais qualificados.
O profissional, na pedagogia hospitalar, atua de forma a complementar e humanizar o tratamento clínico à crianças e adolescentes em idade de escolarização através de métodos educacionais.
O salário de pedagogo hospitalar varia conforme a região do país e o hospital. No Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, por exemplo, a remuneração varia de R$ 1.940 a R$ 2.087 por mês.
Para trabalhar no ramo, é necessário possuir um diploma de Licenciatura em Pedagogia ou uma pós-graduação em Pedagogia Hospitalar. Somente profissionais graduados podem exercer a profissão de pedagogo ou professor hospitalar.
O atendimento pedagógico hospitalar surgiu em meados do século XX na França mais especificamente após a Segunda Guerra Mundial, no qual inúmeras crianças e adolescentes em idade escolar foram mutiladas e feridas, o que motivou a permanência delas em hospitais por longos períodos.
A Pedagogia Hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. O objetivo é garantir que eles não sejam prejudicados nos estudos.
Alunos da educação básica que estejam internados por tempo prolongado para tratamento de saúde — seja no hospital ou em casa — receberão atendimento educacional. É o que garante a Lei 13.716, de 2018, sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (25).
A Pedagogia Hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. O objetivo é garantir que eles não sejam prejudicados nos estudos.
O reconhecido Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) atende crianças e adolescentes internados em hospitais públicos de diferentes cidades paranaenses. Quais as possibilidades de atuação em Pedagogia Hospitalar?
As análises dos dados coletados foram fundamentais para concluir a pesquisa sobre a prática pedagógica hospitalar, pois a Pedagogia Hospitalar representa um desafio ao pedagogo para lecionar aos pacientes internados em hospitais.
Você encontra outro bom exemplo do trabalho da Pedagogia Hospitalar no estado do Paraná. O reconhecido Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) atende crianças e adolescentes internados em hospitais públicos de diferentes cidades paranaenses.
Como ser um bom profissional de Pedagogia Hospitalar? Para trabalhar no ramo, é necessário possuir um diploma de Licenciatura em Pedagogia ou uma pós-graduação em Pedagogia Hospitalar. Somente profissionais graduados podem exercer a profissão de pedagogo ou professor hospitalar.
O que significa cumprimento de exigência INSS cumprido?
Como é feito o cálculo do ECAD?
Qual a ordem de nascimento dos Mikaelson?
É verdade que naftalina mata barata?
Tem nome de animal e tem na alma das pessoas?
Como transferir um arquivo para uma pasta?
Em que episódio Amelia fica grávida?
O que a Bíblia diz sobre pagar o mal com o bem?
Como funciona a operação urbana consorciada?
Como mudar o idioma do filme na TV Samsung?
Qual panela deixa a comida mais saborosa?