A pedagogia hospitalar é um modo de ensino da Educação Especial que visa a ação do educador no ambiente hospitalar, no qual atende crianças com necessidades educativas especiais transitórias, ou seja, crianças que por motivo de doença precisam de atendimento escolar diferenciado e especializado.
Segundo Santos e Souza (2009), a Pedagogia Hospitalar, denominada de classe hospitalar, surgiu em Paris no ano de 1935, sob comando de Henri Sellier para dar educação a crianças especiais. ... Esse centro tinha como alvo a formação de professores para trabalhar em hospitais e em locais onde existissem crianças especiais.
Constatamos alguns desafios da docência na Pedagogia hospitalar: direito negado, desvalorização da Pedagogia Hospitalar; relação com sofrimento e morte; relação pedagogo e família; ausência da estrutura física e de profissionais qualificados.
O profissional, na pedagogia hospitalar, atua de forma a complementar e humanizar o tratamento clínico à crianças e adolescentes em idade de escolarização através de métodos educacionais.
O salário de pedagogo hospitalar varia conforme a região do país e o hospital. No Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, por exemplo, a remuneração varia de R$ 1.940 a R$ 2.087 por mês.
Para trabalhar no ramo, é necessário possuir um diploma de Licenciatura em Pedagogia ou uma pós-graduação em Pedagogia Hospitalar. Somente profissionais graduados podem exercer a profissão de pedagogo ou professor hospitalar.
O atendimento pedagógico hospitalar surgiu em meados do século XX na França mais especificamente após a Segunda Guerra Mundial, no qual inúmeras crianças e adolescentes em idade escolar foram mutiladas e feridas, o que motivou a permanência delas em hospitais por longos períodos.
A Pedagogia Hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. O objetivo é garantir que eles não sejam prejudicados nos estudos.
Alunos da educação básica que estejam internados por tempo prolongado para tratamento de saúde — seja no hospital ou em casa — receberão atendimento educacional. É o que garante a Lei 13.716, de 2018, sancionada e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (25).
A Pedagogia Hospitalar leva o ensino e a aprendizagem a crianças e adolescentes impedidos de frequentar a escola por motivos de saúde. O objetivo é garantir que eles não sejam prejudicados nos estudos.
O reconhecido Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) atende crianças e adolescentes internados em hospitais públicos de diferentes cidades paranaenses. Quais as possibilidades de atuação em Pedagogia Hospitalar?
As análises dos dados coletados foram fundamentais para concluir a pesquisa sobre a prática pedagógica hospitalar, pois a Pedagogia Hospitalar representa um desafio ao pedagogo para lecionar aos pacientes internados em hospitais.
Você encontra outro bom exemplo do trabalho da Pedagogia Hospitalar no estado do Paraná. O reconhecido Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) atende crianças e adolescentes internados em hospitais públicos de diferentes cidades paranaenses.
Como ser um bom profissional de Pedagogia Hospitalar? Para trabalhar no ramo, é necessário possuir um diploma de Licenciatura em Pedagogia ou uma pós-graduação em Pedagogia Hospitalar. Somente profissionais graduados podem exercer a profissão de pedagogo ou professor hospitalar.
Como plantar cogumelo no jardim?
O que é o princípio fundamental da dinâmica?
Como colorir o merengue Suíço?
Como plantar feijão guandu mandarim?
Onde ocorreu a rebelião de Tupac Amaru?
Como plantar grama em piso grama?
Como tingir um moletom com estampa?
Como cuidar de espada de Santa Bárbara?
Como funciona tingimento de couro?
Como plantar grama em terreno de areia?
Como testar relé temporizador?
Como fazer o cozimento do jambu?
Como desinstalar o App Lock do celular?
Como acabar com um edema na perna?