Em geral, o jambu é pré-cozido, para aí participar de preparos culinários, como explica Amanda Rodrigues, chef do Jambu Jardim Bar. “Geralmente, antes de usar damos uma aferventada nele, porque as folhas são macias, mas o galho é grosso, então precisa fazer isso para amolecer.
Além disso, as folhas, flores e raízes podem ser utilizadas no preparo de chás, sendo recomendado para isso colocar 10 g de folhas de jambu em 500 ml de água fervente, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 3 vezes por dia.
As folhas de Jambú são utilizadas em pratos locais como o molho de Tucupi e o Tacacá, mas a planta também é conhecida como um anestésico que ajuda a aliviar a dor, além de ter outras propriedades para combater vírus e de seu uso como laxante ou afrodisíaco.
1Leve ao fogo brando o tucupi, o alho, a chicória e a pimenta; deixe ferver por 20 minutos. 2Em outra panela cozinhe as folhas de jambu por 5 minutos – escorra e reserve.
Por ser considerada uma planta medicinal, essa erva é indicada para aliviar diversas dores por conta de sua ação analgésica, como dores de dente, tosse, gengivite, herpes e muitas outras doenças que possam causar dor e desconforto.
Essa plantinha possui propriedades medicinais que ajudam a aliviar algumas dores, graças ao seu efeito analgésico. Além disso, ele também é um diurético, laxante, antifúngico, antiviral, afrodisíaco e muito mais. É mais comum consumi-lo na forma de chá ou nas saladas.
As folhas do Jamelão também têm propriedades hipoglicemiantes, podendo ser usado na diabetes. Além disso, o extrato das folhas apresenta ainda ação antiviral, anticarcinogênica, anti-inflamatória, antibacteriana e antialérgica.
Diversos alimentos têm um efeito afrodisíaco, ou seja, eles tendem a aumentar o apetite sexual. Portanto fazer um chá de jambu é uma ótima opção para dar uma esquentada naquela data especial. Além disso, ele também está associado ao aumento da testosterona, que é o principal hormônio masculino.
Além de as folhas do jambu serem consumidas quando frescas, delas também são extraídas o seu óleo, que é riquíssimo em vitamina C. Essa vitamina apresenta benefícios para os olhos, peles, cabelos, unhas, além de auxiliar no ganho de massa muscular na queima de gordura. Mas cuidado!
Ele ficou famoso por estar presente em diversos pratos típicos como o molho de tucupi e no tacacá. Mas engana-se quem pensa que o jambu, também conhecido como agrião-do-Pará, só é utilizado na gastronomia.
Dica: Tenha cuidado com plantas invasoras que podem roubar nutrientes e recursos da sua planta de jambu! A colheita dos ramos de jambu pode ser feita em qualquer fase do ciclo de vida das plantas que, aos 45 - 50 dias após a semeadura, já estão bem desenvolvidas.
Qual a durabilidade da luva de vaqueta?
Quanto posso ganhar respondendo pesquisas?
Como fazer um artigo de acordo com a ABNT?
O que a banca Cespe mais cobra?
Onde é aplicado o dinheiro do ICMS?
Quantas centenas equivale 200?
Como um autônomo pode se aposentar?
Quais as 5 cidades mais antigas do Brasil?
Onde pegar a carteira de trabalho?
Como fazer um plano de marketing de conteúdo?
Que barreiras podem impedir a implementação de uma estratégia?
Como criar um mapa com pontos no Google Maps?
Tem como tirar chamada em espera?
Porque não consigo desligar meu celular?
O que é preciso para ter visto permanente em Portugal?
Quanto vale a nota da Redação do PAS?