O coeficiente de atrito é um coeficiente adimensional que expressa a oposição que mostram as superfícies de dois corpos em contato ao deslizar um em relação ao outro. Geralmente é representado com a letra grega μ (mi).
Para cada um dos tipos de força de atrito, há fórmulas que calculam a quantidade de força de atrito aplicada sobre um determinado objeto, em uma situação em específica. Sendo que as siglas representam: F = força de atrito estático. Na fórmula, as siglas representam: F = força de atrito dinâmico.
A intensidade da força de atrito depende de duas coisas: Da força normal N às superfícies em contato; Da natureza das superfícies em contato, expressa pelo coeficiente de atrito μ. O módulo da força de atrito estático ou cinético é igual ao produto do coeficiente de atrito pelo módulo da força normal às superfícies em contato.
Fat é a força de atrito (com unidade de medida em Newton); μ é o coeficiente de atrito (sem unidade de medida); N é a força normal (com unidade de medida em Newton). Como cada objeto é composto por materiais diferentes, como borracha, madeira ou vidro, há um coeficiente de atrito específico para cada interação entre dois materiais.
Um exemplo interessante da aplicação da força de atrito está nos postos de abastecimento. Cerca de 20% da gasolina consumida por um automóvel é utilizada para compensar o atrito das peças do motor e da transmissão.
Como é feita a detecção de um carboidrato?
Como saber o grau de presbiopia?
Como saber se o se é índice de indeterminação do sujeito?
Para que serve folha de manga embaixo do travesseiro?
O que é tópico frasal exemplos?
Como saber se o leite é tipo A?
Como identificar um pivot de alta?
Qual o objetivo do jogo The Isle?
Como é feita a recuperação judicial?
Como funciona a rede de esgoto?
Como funciona a privatização no Brasil?
Quais os componentes da Rede de atenção às Pessoas com Doenças Crônicas?