02 - Teste de Barfoed: teste geral para distinguir monossacarídeos de dissacarídeos. Adicione 2,5mL do reagente de Barfoed a diferentes tubos de ensaio e junte a estes tubos 2,5 mL de solução 1% de diferentes carboidratos. Agite e coloque os tubos (todos ao mesmo tempo) em banho de água fervente!
São carboidratos constituídos por aldoses, que possuem o grupo aldeído (-CHO) na cadeia, e cetoses, que possuem o grupo funcional cetona (C=O). De acordo com o número de carbonos, os monossacarídeos são classificados em trioses (3C), tetroses (4C), pentoses (5C), hexoses (6C) e heptoses (7C).
Os carboidratos são encontrados em todo alimento de origem vegetal. Isso se deve ao fato de que as plantas os produzem no processo de fotossíntese e armazenam carboidrato como fonte de energia. Alguns alimentos apresentam uma concentração maior de carboidratos quando comparados a outros.
O teor de carboidrato pode ser calculado pela diferença entre 100 e a soma das porcentagens de água, proteína, gorduras, álcool (quando presente) e cinzas.
Os açúcares que apresentam a hidroxila livre no C-1 são bons agentes redutores. Por esse motivo a extremidade que contém o -OH passa a ser chamada extremidade redutora e o açúcar, de AÇÚCAR REDUTOR.
Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite).
Os carboidratos, também conhecidos por hidratos de carbono ou sacarídeos, são moléculas com uma estrutura composta por carbono, oxigênio e hidrogênio, cuja principal função é a de proporcionar energia ao organismo, já que 1 grama de carboidrato corresponde a 4 Kcal, constituindo cerca de 50 a 60 % da dieta.
Os monossacarídeos glicose, frutose, manose e galactose estão representados a seguir. Os grupos funcionais presentes nessas moléculas são: a) ácido carboxílico, poliol e aldeído.
Chamados também de glicídios, hidratos de carbono e açúcares, essas substâncias são encontradas geralmente em alimentos de origem vegetal, como batatas e feijão, e apresentam em sua composição o carbono, hidrogênio e oxigênio.
Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, sendo os monossacarídeos os carboidratos mais simples. A glicose é o monossacarídeo mais conhecido. Celulose e amido são dois importantes polissacarídeos.
Função dos carboidratos. ... Como exemplo de alimentos que possuem carboidratos complexos, podemos citar pães, massas, feijões e lentilha. Exemplos de carboidratos.
Os carboidratos são alimentos que devem estar presentes em nossa dieta, uma vez que são importantes para o fornecimento de energia para nosso corpo. O recomendado é que cerca de 45% a 65% das calorias diárias sejam provenientes desse grupo de alimentos, entretanto, deve-se ficar atento à necessidade metabólica de cada pessoa.
São exemplos de alimentos que possuem carboidratos simples o mel, a rapadura, balas e doces em geral. Como exemplo de alimentos que possuem carboidratos complexos, podemos citar pães, massas ...
O que é trava-língua alfabetização?
Como representamos a metade em matemática?
Como trabalhar leitura no ensino remoto?
Como reparar programa no Windows?
Como colocar um vídeo longo no Instagram?
Como aumentar nitrogênio nas plantas?
Como explicar unidade dezena e centena com material dourado?
Como fazer a fórmula da ligação covalente?
O que deve ser cotado em um corte?
Quanto custa fazer uma renuncia de herança?
Quem tem pressão alta pode ser doador de rim?
Porque psicopatas são bonitos?
O que uma recepcionista não deve fazer?
Como age um psicopata nas redes sociais?
Como o narcisista escolhe a vítima?
O que o recrutador ou entrevistador espera encontrar em um candidato?
Quais as áreas do conhecimento contribuem para a formação e atuação do pedagogo?