A PIV (Placa de Identificação Veicular) continua predominante branca, com uma faixa na cor azul na margem superior, ao lado esquerdo está o logotipo do Mercosul, ao lado direito, a bandeira do Brasil e ao centro, em letras maiúsculas, a escrita BRASIL.
Enquanto o modelo antigo era do tipo LLL-NNNN, em que L é letra e N é número, a configuração adotada pelo Brasil da nova placa Mercosul é LLL-NLNN. Muito parecida com a anterior, com a diferença de que o caractere na quinta posição passa a ser uma letra e não um número.
O que muda na placa padrão Mercosul
Ficará intercalada: LLL NLNN – sendo L para letra e N para número. Além disso, o aspecto é bem diferente. A tarja preta com o nome da cidade vira uma faixa azul com o nome e bandeira do país. As cores das fontes mudam de acordo com a função do veículo e o fundo é branco.
Mas isso é possível baixando no celular o aplicativo Sinesp Cidadão, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Pelo sistema, basta digitar as letras e números da placa que vai aparecer marca, modelo, ano de fabricação e cidade e estado de origem do veículo.
A ordem das letras e números tem a ver com o Estado em que o veículo é emplacado. Esse procedimento começou a ser adotado em fevereiro de 1990, quando as placas amarelas (com duas letras e quatro números) foram substituídas pelas cinzas (com três letras).
37 curiosidades que você vai gostar
– O “S” e o “T” são, respectivamente, Standard e Touring, – O ”Z”, por ser a última letra do alfabeto, representa o modelo de topo de linha da montadora. Enquanto a sigla LS representa a versão “de entrada” dessa categoria, o LTZ dá ao veículo a patente de modelo de topo de linha.
Cinza para carros particulares, vermelho para os de aluguel, e assim por diante. Agora, todas têm um padrão: brancas e com uma tarja azul. Nas cores dos caracteres – Se a cor de fundo da placa era o que identificava a categoria do carro, agora, o que muda é somente a cor do caractere (letra e número).
Dentro do site do Detran, você deve localizar a área para consulta de placa de carro. Em geral, ela vai se chamar “Consulta de Veículos” ou algo parecido. Não há um padrão, pois cada órgão estabelece de uma forma. Em Santa Catarina, por exemplo, o Detran disponibiliza o espaço já na capa, entre seus serviços online.
Isso porque a cada segundo número da placa antiga corresponderá uma letra, a saber:0 = A.1 = B.2 = C.3 = D.4 = E.5 = F.6 = G.7 = H.
De todos os dados, o mais fácil de descobrir é o ano/modelo do veículo, o qual aparece na última parte do código, no nono dígito. Confira na tabela abaixo a sequência de códigos de ano/modelo. O dígito de ano/modelo é o primeiro da sequência gravada nos vidros do veículo.
São Paulo veio em seguida e batizou a maioria dos carros de placas B, todas as que começam em C, D, E, F e G, além de uma parte das H – afinal, os paulistas são os donos da maior frota do país, com 14 646 580 veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Letras de placas de carros: São Paulo
O estado assumiu a letra S como inicial e se o veículo fosse da capital, teria apenas essa letra e três números.
Consultar proprietário de veículo pela placa é crime!
Dar acesso aos dados do proprietário de um veículo a terceiros é considerado quebra de sigilo, que é um crime! Sendo assim, não é possível consultar proprietário de veículo pela placa.
Para fazer a consulta do RENAVAM utilizando somente a placa do veículo é necessário que o usuário entre no site do DETRAN do seu estado, em seguida digite a placa e as letras da imagem embaixo e clique em Consultar.
Significado de letra e: A letra E é uma conjunção, ou seja, um conectivo lógico, um aditivo.
O número par ou ímpar de portas é muito simples: se a tampa traseira dá acesso ao interior, é cinco (três) portas, se não dá, é quatro (duas) portas.
primeiro saiba que LT é a sigla em inglês para lifetime, que em português significa tempo de vida. Simplificando, LT é o tempo que o seu cliente compra da sua empresa. A ideia de tempo de vida refere-se desde o momento em que o cliente compra um produto da sua marca até quando ele para de comprá-lo.
GLX – Gran Luxe Extra. GT – Gran Turismo.
No geral, o QR Code das placas Mercosul fica no canto superior esquerdo.
...
São os dados disponíveis:Placa;Número de Série do QR Code;UF de Estampagem;Município de Estampagem;Tipo de Placa (traseira ou dianteira);Situação da Placa (ativa ou não);Data/hora da Estampagem;Responsável pela Lacração;
Posso consultar carros e veículos antigos? Caso o veículo ainda seja no estilo de placa amarela, com duas letras, não será possível realizar sua consulta conosco. A busca de placa antigas, não pode ser realizada de forma digital. Necessitando ir até o DETRAN para obter dados do veículo.
Não é possível a troca da placa do veículo para mudar letras ou números. As letras e números da placa do veículo são gerados quando o veículo é registrado no Detran. SP e permanece o mesmo até a sua baixa.
A taxa para o procedimento custa R$ 97,07, além da taxa de emplacamento usual, que varia de acordo com o tipo de veículo.
Como saber se o ômega 3 é de boa qualidade?
Como programar em Python no celular?
Quanto tempo dar probiótico para cachorro?
Como acontece o filtrado glomerular e a reabsorção tubular?
O que é e como ocorre a especiação?
Como acontece a calcificação óssea?
Como usar o FGTS para diminuir as parcelas?
Qual o tamanho de uma capa do Spirit?
Como Abrir arquivo em Excel no Android?
Como funciona o planejador de palavras-chave para SEO?
Como se escreve a palavra Colocá-los?