Samuel. Sobre a forma de utilização, ele diz que, em farmácias veterinárias, o carvão ativado para cachorro geralmente é vendido em sachês, “ele deve ser diluído em água e administrado por via oral, com a ajuda de uma seringa”, esclarece.
A dosagem: É vendido em sachês em lojas de produtos veterinários, mas também é possível encontrar em casas de produtos naturais. Deve-se diluir um sachê em 40 ml de água. Com o uso de uma seringa, faça o animal engolir aos poucos.
- Cães e Gatos: 1 sachet de 8g para até 20kg de peso corporal, diluído em 40mL de água filtrada ou fervida a cada 12 horas. - Cães e Gatos: 2 sachets de 8g para até 20Kg de peso corporal, diluído em 80mL de água filtrada a cada 4 a 6 horas até melhora dos sintomas.
O carvão ativado para animais é ministrado como adsorvente de toxinas e venenos presentes no trato gastrointestinal, no tratamento de intoxicações. Dessa forma, o carvão ativado para cachorro pode ser administrado em alguns casos de envenenamento, como veremos a seguir, e pode salvar vidas, já que reduz a absorção de toxicantes em até 75%.
Tanto humanos como animais podem contar com o uso do carvão ativado quando aparecerem os sintomas da intoxicação, pois, segundo este estudo, desenvolvido pela Faculdade Unilago, ele age no organismo como uma poderosa esponja, absorvendo todas as toxinas do estômago, evitando que elas entrem na corrente sanguínea.
Nesses casos, o carvão ativado pode ser a salvação! Já falamos dele aqui no SOS, por suas propriedades que clareiam os dentes e pelo seu recente uso na culinária.
É muito importante estar consciente de que o carvão ativado para cachorros intoxicados é uma solução em alguns casos, como os comentado anteriormente, mas não para todos. Intoxicações por cloro, água sanitária, álcool, naftalina, plantas e alguns alimentos, por exemplo, não são contidas pelo uso do carvão vegetal.