Mantenha aberta ao seu lado acender uma vela branca comum consagrando ao seu Exú ou Pombagira regente, pedindo que purifiquem a quartinha que a eles será consagrada. Deixar com a água aproximadamente 24 h, e depois descartar na pia; lavando internamente apenas com água dessa vez.
Para consagrar sua quartinha de residência a sua Pombagira ou Exú Regente, basta colocar champanhe (Pombagira) ou Cachaça (Exú) dentro e acender uma vela branca comum ao lado chamando pela entidade regente para que proteja e descarregue todos aqueles que entrarem em sua morada.
Não colocar nunca quartinha no chão, porém não necessariamente ela tenha de estar acima da cabeça. Pode estar num oratório ou em uma prateleira. A quartinha deverá ser abastecida semanalmente com água límpida (ou outro líquido que for mandado se for para orixá ou entidade) e manter acesa uma vela de 7 dias.
É comum, ao se chegar a uma entrada de uma casa de Candomblé, que uma filha da casa venha com uma quartinha com água e despeje esta água nos lados direito e esquerdo da entrada da casa. Este ato é para acalmar Exu e também para despachar qualquer mal que por ventura possa estar acompanhando esta pessoa.
Algumas partes específicas, como o coração e os genitais, são colocadas sobre um alguidar – uma bacia de barro. Esses pedaços serão oferecidos para o orixá que vai “comer”. O sangue é recolhido e utilizado para sacramentar imagens e instrumentos utilizados no terreiro. Todo o restante do corpo é aproveitado.
A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.
Rubi
Exu: Rubi, que ajuda na atração física, melhorando o desempenho sexual e a comunicação. Ogum: Topázio azul, que é utilizado para defesa contra brigas, roubos e ajuda na abertura de caminhos.
Quartinha é um pequeno pote, geralmente de barro, no qual de deposita água sagrada, água purificada ao Orixá e fica ao lado do assentamento do Orixá.
Banho: Um banho macerado, de uma rosa branca com alecrim do campo da cabeça aos pés, é um ótimo calmante e equilibrador de ori.
O alguidar tem diferentes tamanhos e funciona como um importante utensílio culinário para a preparação de receitas tradicionais, e ainda é usado no serviço à mesa.
As QUARTINHAS servem de imã espiritual para o médium, tanto o lado bom ou ruim que lhe desejam ou que assimila durante os trabalhos, nas giras ou simplesmente no que acontece diariamente. Todos os fluidos são absorvidos pelas energias constantes da água contida nas QUARTINHAS.
Existem também as quartinhas que são colocadas bem visíveis à porta de entrada de uma casa de santo, consagradas ao Exú da Porteira. Algumas pessoas colocam quartinhas em casa, atrás da porta de entrada.
As quartinhas também são chamadas de Busanguê, Eni, Amoré e outros, dependendo da nação. A Umbanda tem sua ritualística própria e dentro das suas peculiaridades está o ritual das Quartinhas.
De acordo com o que aprendi um dos fundamentos que está por trás das quartinhas é o seu formato que se repararmos bem se assemelha ao do útero materno, onde se aloja o embrião para seu desenvolvimento após a concepção.
Como preparar o chantilly mix da Vigor?
Onde tem desconto com Cartão de Todos?
Como aprender a posicionar os dedos no violão?
Como o Naruto recupera a Kurama?
Como Mutano ganhou os poderes?
Como são feitas as batatas fritas de pacote?
Como o Minotauro foi representado Ele parece ameaçador *?
Qual a importância do eixo hipotálamo hipófise?
Como narrador-personagem se apresenta?