Utilize recursos multifuncionais e tecnologia Na esteira das metodologias ativas de aprendizagem e da personalização do ensino, a utilização de recursos multifuncionais e de tecnologias específicas para a sala de aula podem contribuir para o desenvolvimento da educação inclusiva.
A falta de professores de apoio e especializados é destaque entre os desafios encontrados na implementação da educação inclusiva no Brasil. A legislação prevê salas de recursos especializados acontecendo em contraturno durante o período letivo.
Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais.
8 caminhos para tornar a sociedade mais inclusiva para pessoas com deficiência
Sociedade inclusiva é aquela que promove ações para que as crianças tenham acesso à educação, idosos à saúde, pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Entretanto, essa inclusão precisa ser feita respeitando as particularidades de cada cidadão, de cada família, de cada comunidade.
Diversos autores, com MANTOAN (2003, 2006, 2008, 2010), MAZZOTA (1996), CARVALHO (2005), GLAT & NOGUEIRA (2002), PEREIRA (2007) e SASSAKI (1997, 1998), dentre outros, discutem esta temática com convicção de que indivíduos deficientes devem estar inseridos num contexto escolar e aponta vantagens quando isso acontece.
A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.
Quando o conceito de inclusão escolar é efetivamente compreendido, dificuldades vivenciadas na prática são solucionadas. Muitas vezes, valores pré-concebidos pelas pessoas, informações incorretas, até mesmo a falta de informação e de conhecimento constituem os maiores obstáculos à prática inclusiva.
A questão da diversidade e singularidade, quando incorporadas nas escola, permite também que o bullying seja tratado em sua causa raiz. Assim sendo, uma educação inclusiva oferece uma visão de mundo diferenciada, fazendo com que o aluno saia de sua bolha e passe a ter mais consciência de quem o cerca.
Educar para uma sociedade “inclusiva” pressupõe compreender toda uma complexa realidade presente nas salas de aula. Realidade na qual os educadores se encontram e sentem-se, muitas vezes, despreparados quando a questão é trabalhar com alunos que têm algum tipo de deficiência.
A educação inclusiva ainda está em fase de implementação no Brasil, por isso são muitos os desafios a serem enfrentados. O maior deles ainda é a falta de preparo e capacitação dos professores para lidarem com os alunos com deficiência.
Para a jornalista e escritora Claudia Werneck, fundadora da ONG Escola de Gente, no Rio de Janeiro (RJ), o ambiente educacional inclusivo é o melhor exemplo do que seria a escola como um bem público levado às suas últimas consequências. “A educação inclusiva é a base da sociedade.
Como surgiu a favela Paraisópolis?
Como pagar a taxa do bilhete único estudante?
Como foi desenvolvido a escrita Braille?
O que é a alfândega no aeroporto?
Como solicitar assistência técnica Motorola?
Qual o lado de impressão do papel Matte?
Como funciona o robô de investimento?
Como funciona adição de categoria B?
Como imprimir CRLV digital ap?
Como funciona armadilha de rato?
O que é assistência judiciária gratuita?
Como funciona assinatura na Panini?
Como funciona a assinatura fortnite?
Como funciona uma competição de karatê?