Contabilmente, a contrapartida do ajuste do valor do investimento avaliado pelo método de equivalência patrimonial transitará pelo balanço de resultados aumentando, em conseqüência, o lucro líquido do período.
Em caso de recebimento de dividendos é realizado crédito no ativo na conta de investimentos. O Método do custo é reconhecido pelo custo inicialmente, e avaliado pelo seu valor justo. Quando a sociedade recebe dividendos é lançado diretamente na receita.
Se houver aumento do investimento, será considerado como “Receita de Equivalência Patrimonial” ou “Resultado Positivo de Equivalência patrimonial”. A receita é livre de apuração do PIS, do IRPJ, da CSLL e da COFINS. ... Quanto a este caso, é indedutível na apuração da CSLL e do IRPJ.
Os lucros ou os dividendos em dinheiro recebidos pela investidora ou pela controladora deverão ser contabilizados como diminuição do montante correspondente à equivalência patrimonial incluída no valor contábil do investimento.
Os resultados não realizados ocorrem quando uma sociedade vende bens para outra empresa do mesmo grupo, e esses bens, no final do exercício, ainda não foram vendidos a terceiros e, portanto, ainda estão no ativo da sociedade compradora.
Para antecipação de dividendos você deve criar uma conta com este mesmo nome ou Antecipação de Resultados, os valores das retiradas deverão ser lançados à débito na conta de antecipação e a contrapartida é a saída do caixa ou banco.
Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados: alternativamente, como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento, respectivamente, porque são custos de obtenção de recursos financeiros ou retornos sobre investimentos.
O Método de Equivalência Patrimonial (MEP) surgiu por meio da legislação, mas está diretamente ligado à contabilidade. Ele diz respeito ao valor do investimento na porcentagem de participação do capital social sobre o patrimônio líquido de uma empresa.
Desta forma, podemos entender que a variação que deve ser contabilizada na empresa A, a título de equivalência patrimonial positiva, é de R$ 105.000,00, ou seja, devemos debitar o ativo, conta contábil de investimentos, aumentando o investimento, e creditar o resultado, em uma conta de receita com equivalência patrimonial.
A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio líquido da sociedade investida, e no reconhecimento dos seus efeitos na demonstração do resultado do exercício.
Para fazermos o ajuste de Equivalência Patrimonial nesses casos de Patrimônio Líquido negativo, a controladora deve considerar o valor em investimento. Bem como o que está contabilizado em outras contas no Longo Prazo, que constituem parte desse investimento Por exemplo, Empréstimos feitos a coligada, que não tem prazo exato de vencimento.
Nós, da Mega Sistemas, visando sempre simplificar a vida dos nossos clientes, entendemos que esta rotina de cálculo e contabilização de equivalência patrimonial é muito trabalhosa, e a possibilidade de erros é enorme, principalmente quando você não tem um software trabalhando com você.
Como se tornar um fornecedor do Bradesco?
Qual o procedimento para fazer baliza?
Qual o valor do curso Fórmula negócio online?
Como é feita base de maquiagem?
Como fazer o corpo se acostumar com banho frio?
Como fazer o índice de um livro?
Qual o melhor produto para se afiliar na Eduzz?
Como salvar a assinatura no E-mail?
O que é avaliação por múltiplos?
Como fazer um remix de um vídeo?
O que acontece quando se retira o estômago?
Como usa máscara matizado para cabelos vermelhos?
Como deixar o cabelo preto com café?
Como funciona a lista de espera UFMT?
Como é administrada a Protamina?