Questão 4. (UFMG) Como consequência da compressão adiabática sofrida por um gás, pode-se afirmar que: a) a densidade do gás aumenta, e sua temperatura diminui.
A transformação adiabática ocorre quando um gás sofre expansão ou compressão muito rapidamente, sem que haja tempo suficiente para transferências de calor. ... Transformações adiabáticas são processos termodinâmicos nos quais não ocorrem transferências de calor entre um sistema e suas vizinhanças.
A transformação adiabática é aquela em que não há trocas de energia térmica entre o sistema e o meio exterior. ... Com a perda de energia interna, há a realização do trabalho (aumento de volume) pelo gás e a diminuição de temperatura do mesmo.
Durante a expansão adiabática, o gás aumenta de volume, realizando, assim, certa quantidade de trabalho sobre o meio externo. Isso faz com que a energia interna do gás seja reduzida, uma vez que nenhuma troca de calor acontece no processo.
Essa conclusão decorre da Lei de Joule segundo a qual quando um gás se expande sem realizar trabalho (por exemplo, para dentro de câmara evacuada) e sem receber ou dar calor, a temperatura do gás não muda (para gás ideal).
38 curiosidades que você vai gostar
Isso quer dizer que, se aumentarmos a temperatura, a pressão dentro do recipiente que contém o gás também aumentará e vice-versa. Isso ocorre porque a pressão é resultado das colisões das partículas do gás com as paredes do recipiente, assim, quanto mais colisões, maior será a pressão.
Assim, temperaturas mais baixas significam maiores densidades e freqüentemente maiores pressões na superfície. Por outro lado, quando o ar é aquecido na atmosfera, ele se expande (aumenta seu volume), devido a um movimento maior das moléculas e sua densidade diminui, resultando geralmente num decréscimo da pressão.
Quando um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, a) a energia recebida pelo gás na forma de calor é igual ao trabalho realizado pelo gás na expansão. b) não troca energia na forma de calor com o meio exterior. ... d) a energia recebida pelo gás na forma de calor é igual à variação da energia interna do gás.
Transformação isovolumétrica, isométrica ou ainda isocórica é o nome do processo em que um gás ideal sofre mudanças de pressão e temperatura, mantendo-se constante o seu volume. Esse tipo de transformação gasosa, que ocorre dentro de recipientes de paredes rígidas, é matematicamente definido pela Lei de Charles.
Como começar uma narrativa de aventura?
Como fazer uma lâmpada incandescente?
Como montar sistema fotovoltaico residencial?
Como usar o cabeamento estruturado?
Como se faz uma laqueadura na mulher?
Como saber se você tem gengivite?
Para que serve detergente na massa?
Como criar seu próprio servidor IPTV?
Onde devo ferver o coletor menstrual?
Como é feita a lei complementar?
Como montar um plano de negócio no Canvas?
Como saber se a hemorróida está inflamada?
Como fazer a garrafada de babosa?
Como montar um plano de ação de comunicação?