Quando repletas de queratina, essas células morrem e passam a constituir um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável à água. e) Tanto na epiderme quanto na derme são encontrados numerosos fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras colágenas que conferem elasticidade e tonicidade à pele.
A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
A pele é um órgão dinâmico, constantemente variável. Consiste de três camadas principais : a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea). Cada uma delas é composta por várias sub-camadas. Os apêndices da pele, tais como folículos pilosos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global.
A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele.
Os melanócitos têm origem nas células da camada mais profunda da epiderme chamada camada basal. A epiderme também contém as células de Langerhans, que fazem parte do sistema imunológico da pele.
As células, chamadas queratinócitos ou ceratinócitos, produzidas na camada basal vão sendo “empurradas” para cima e modificam sua estrutura. Elas se unem por junções (os desmossomos, que são especializações da superfície) e prolongamentos, se achatam e produzem queratina.
Saiba mais sobre elas:
A epiderme é um epitélio escamoso estratificado, composta de proliferação basal e diversos queratinócitos suprabasais, com seu aspecto se modificando conforme passam de uma camada celular para outra. Outras células presentes no tecido são melanócitos, células de Langerhans, e células de Merkell.
Estrutura da pele. Um órgão dinâmico e em constante mudança, a pele consiste em três camadas principais - a epiderme, a derme e a subcutânea. Cada uma composta por diversas sub-camadas. Os apêndices da pele - tais como os folículos e as glândulas sebáceas e sudoríparas ...
A pele é formada por duas camadas principais: a epiderme e a derme. Abaixo da epiderme, há a derme, que é formada por tecido conjuntivo. Nessa região encontramos os vasos sanguíneos, nervos, além de várias terminações nervosas que nos permitem sentir calor, frio, pressão, dor, além de outras sensações táteis.
O estilo de vida e factores externos, tais como o sol e as mudanças de temperatura, têm impacto nos níveis de colagénio e elastina e na estrutura das substâncias circundantes. À medida que envelhecemos, a nossa produção natural de colagénio e elastina diminui, assim como a capacidade da pele de reter água.
Os peptídeos servem para todos os tipos de pele? A especialista explica que sim: “Os peptídeos são bem tolerados e não têm o potencial irritativo como outras modalidades de ativos”. Basta escolher um produto com uma textura ideal para o seu tipo de pele.
Como escrever data em ingles por extenso?
O que fazer para diminuir edema nas pernas?
Quais são as diferentes formas de pontuar?
Qual o país mais difícil de entrar?
O que são palavras homônimas exemplos?
Sou funcionária pública posso contribuir para o INSS?
Quanto custa um exame de polissonografia?
Quanto ganha policial militar?
O que é passagem e ultrapassagem?
O que é o Conselho Curador do FGTS?
Para que serve as aspas no texto?