1º Se a oração subordinada for introduzida pela conjunção “como”, ou seja, se ela aparecer antes da principal, como nos exemplos I e III, haverá duas possibilidades: ou estabelecerá ideia de causa ou de conformidade (acordo). Então, é preciso analisar o efeito de sentido, ou seja, a ideia estabelecida naquele contexto.
São chamadas conjunções conformativas aquelas que iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal. Exemplos: Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante. Conforme o presidente, os juros têm que cair no próximo semestre.
Conjunção causal (causa)
A principal conjunção subordinativa causal é o porque, mas também destacamos as conjunções e locuções causais pois, pois que, já que, uma vez que, visto que.
CAUSA OU EXPLICAÇÃO???
Exemplo: – Larguei o trabalho, PORQUE o estresse estava me consumindo. ... A verdade é que toda causa é uma explicação, mas nem toda explicação é uma causa. Como podemos dizer que o conteúdo semântico da segunda oração é a causa, também é uma explicação.
substantivo feminino Aquilo que faz com que uma coisa seja, exista ou aconteça. O que é princípio, razão ou origem de alguma coisa; motivo. O que pode acontecer; fato ou acontecimento. [Jurídico] O motivo pelo qual alguém se propõe a contratar: causa lícita, ilícita.
44 curiosidades que você vai gostar
Exemplo: Como você cresceu! Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é. Exemplo: Algumas pessoas tem dons muito especiais, como o médico, a enfermeira, o bombeiro, etc.
O efeito de causalidade característico de um texto argumentativo revela a relação entre duas ideias: uma é a causa, outra, a consequência. Conhecer as relações estabelecidas por essas conjunções é um requisito importante para o aluno ampliar sua capacidade de compreender e de produzir textos cada vez melhores.
Nas causais, a conjunção estabelece uma relação de causa: Ex.: Não fui à festa porque estava cansada. Enquanto a causal, em geral, sugere "estar na origem de", a explicativa propõe "deduz-se de". ... Não encontro uma relação de causalidade entre as duas orações, isto é, vais sentir-te melhor não é a causa de senta-te.
c) Conclusivas (ideia de conclusão): pois, logo, portanto, por isso, por conseguinte, assim, então, etc. d) Explicativas (ideia de explicação): pois, que, porque, porquanto. Conjunções subordinativas: a) Integrantes (oração subordinada substantiva): quem, se, como.
Que ano foi lançado o iPhone XR?
Como o decreto de intervenção federal deve ser elaborado?
Como colocar 2 relógios de luz?
Como aproveitar dois monitores?
Por que Elon Musk vende suas casas?
Como mudar a barra de tarefas Chrome?
Quando cabe emendatio libelli?
Onde são absorvidos as vitaminas lipossolúveis e as hidrossolúveis?
O que torna um texto descritivo?
Quais são as áreas de atuação da Psicopedagogia no Brasil?
Porque o concreto fica branco?
Quantas injeção tem que tomar para sífilis?
Qual o melhor tratamento para cicatrizes?
Porque o Goku não reviveu seu avô?
Qual mínimo de pontos para passar no Enem?