Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido. Os verbos intransitivos não exigem complemento.
A regência e o verbo "preferir" O verbo "preferir" é um verbo transitivo direto e indireto, portanto rege a preposição "a". A regência verbal é determinante na construção correta de expressões formadas com o verbo "preferir".
Erros de regência verbal (Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.
O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. ... O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”.
A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado).
Partindo do pressuposto de que a relação estabelecida entre as preposições e a regência verbal se demarca como fator preponderante, leia, analise e, em seguida, faça as alterações necessárias, de modo a tornar os períodos abaixo adequados ao padrão formal da linguagem. a – Não se esqueça que sou eternamente grata a você.
Diferença entre regência verbal e nominal A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.
Regência vem do significado gramatical de reger, ou seja, de determinar a flexão de algum termo. Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado.
Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos. Para entender melhor sobre esse assunto e não errar mais, confira abaixo alguns exemplos e suas respectivas explicações: Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar).
O que faz um profissional de produção multimídia?
Como trabalhar letra de música em sala de aula?
Como se calcula a altura de um poste pela sombra?
Quantos custa um cilindro de oxigênio?
Como medir pressão manométrica?
Quais são as principais dimensões de um parafuso?
Como calcular sua conta de água?
Como ver passo de rosca de parafuso?
Como medir o resultado de uma campanha de comunicação?
Como procurar uma conversa no WhatsApp por data?
Como verificar temperatura Timpanica?
Qual o tipo de assédio mais frequente no Brasil?
Como calcular CAP de uma árvore?
Como fazer muda maracujá doce?
Como encontrar uma palavra ou expressão em um documento PDF?
Como produzir mudas de hortaliças em casa?