Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido. Os verbos intransitivos não exigem complemento.
A regência e o verbo "preferir" O verbo "preferir" é um verbo transitivo direto e indireto, portanto rege a preposição "a". A regência verbal é determinante na construção correta de expressões formadas com o verbo "preferir".
Erros de regência verbal (Procuro obedecer aos…) Usar preposição diferente da que o verbo exige: Da = de + a. O “a” pode ser artigo, preposição, pronome pessoal e pronome demonstrativo. Nesse caso, o “a” é pronome demonstrativo.
O verbo AGRADAR, no sentido de “ser agradável, ter agradado, deixar satisfeito...”, é transitivo indireto. ... O verbo AGRADAR é transitivo direto (sem preposição) quando usado no sentido de “fazer agrado”.
A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Na regência verbal os termos regidos são o objeto direto (sem preposição) e o objeto indireto (preposicionado).
Partindo do pressuposto de que a relação estabelecida entre as preposições e a regência verbal se demarca como fator preponderante, leia, analise e, em seguida, faça as alterações necessárias, de modo a tornar os períodos abaixo adequados ao padrão formal da linguagem. a – Não se esqueça que sou eternamente grata a você.
Diferença entre regência verbal e nominal A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.
Regência vem do significado gramatical de reger, ou seja, de determinar a flexão de algum termo. Na regência verbal, o verbo é o regente da oração, enquanto o seu complemento é o termo regido, logo é o que irá ser flexionado.
Os verbos são os termos regentes, enquanto os objetos (direto e indireto) e adjuntos adverbiais são os termos regidos. Para entender melhor sobre esse assunto e não errar mais, confira abaixo alguns exemplos e suas respectivas explicações: Nos exemplos acima, morar é um verbo transitivo indireto, pois exige a preposição em (morar em algum lugar).
Como fazer panfletos personalizados?
Qual o salário base de um motorista carreteiro?
Quem não se converter como uma criança?
Quais são os testes projetivos de personalidade?
Qual a diferença entre o fogo e o incêndio?
Qual zoológico tem urso panda no Brasil?
Como testar produtos de graça?
O que é alfabético ortográfico?
O que é tarifa de luz convencional?
Quando se usa tem com acento circunflexo?
O que acontece se não assinar a advertência?
Quanto custa para resolver infiltração?