A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.
A educação física escolar, que só se tornou disciplina comum aos currículos escolares em meados dos anos 60, surgiu em meio à necessidade de aumentar a capacidade de produção dos indivíduos. Esta necessidade surgiu nos anos 30 devido ao processo de industrialização e urbanização e ao estabelecimento do estado novo.
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental.
O marco histórico para definir o início da Educação Física escolar brasileira é a Reforma Couto Ferraz, outorgada em 1851. Essa reforma tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte (BETTI, 1991).
43 curiosidades que você vai gostar
No Brasil, a atividade física passou a fazer parte dos programas escolares em 1854 - obra do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), ao aprovar um regulamento que incluiu a ginástica nas instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro.
Brasil império, de 1822 a 1889
Esse tratado postulava que a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito, e considerava que os exercícios físicos deveriam ser divididos em duas categorias: 1) os que exercitavam o corpo; e 2) os que exercitavam a memória (Gutierrez, 1972).
Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. ... A Educação Física escolar evidencia a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem.
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc. (MORAES, 2009, p. 1).
Já no atleta denominado para competições, veremos um resultado mais visível, estando diretamente ligado à perfeição física e também desenvolvendo habilidades mais específicas e eficazes para a modalidade esportiva do indíviduo. ...
A ideia não foi muito bem aceita pelos praticantes e isso acabou colaborando o surgimento de dois jogos distintos o futebol, jogado com os pés, e o rugby, mais violento e praticado com mãos e pés. Em 1978, foi criada a Carta Internacional de Educação Física e Esporte.
A Idade Moderna, o mundo conhecido passou por grandes mudanças – o Renascimento – quando a educação física e o exercício físico voltaram a ser importantes naquela nova sociedade que despertava. ... Influenciados por Pestalozzi davam muita importância na execução correta do exercício.
Foi em 1717, na Prússia, que surgiu a educação pública, instituída escola obrigatória para crianças entre 5 e 12 anos, pelo rei Frederico Guilherme, surgindo posteriormente, inclusive, leis que impediam a contratação de qualquer criança que não concluísse esse estudo obrigatório.
A Educação Física Escolar foi inserida como disciplina nas matrizes curriculares no Brasil se deu no século XX, por volta do ano 1929, sendo que no Piauí ocorreu a partir de 1939, pelo Decreto Lei de nº 168 de 3 de Abril de 1939, publicado no Diário Oficial do Estado de nº 77, que criou a Inspetoria de Educação Física, ...
Entende-se a Educação Física Escolar como uma disci- plina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usu- fruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginás- ticas em benefício do exercício crítico da ...
A Educação Física tem como objetivo geral despertar nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos, ...
Comparando o material genético de mais de mil pessoas com o DNA de fósseis neandertais, os cientistas descobriram uma associação com doenças como lúpus, diabetes tipo 2, depressão. Dois estudos mostram que os seres humanos modernos têm mais em comum com os primitivos do que se pensava.
O pai de nossas aulas mais modernas de educação física é Friedrich Jahn, um professor no início de 1800, que começou a ensinar um programa de atividades de esportivas ao ar livre para os alunos nas escolas secundárias.
A atividade física aumenta a quantidade de neurotrofinas que, por sua vez, atuam no desenvolvimento e manutenção de novos neurônios além de regular a atividade neuronal (Imagem 2).
A Educação Física é a área do conhecimento que se dedica ao desenvolvimento da saúde integral das pessoas. Que acontece através do desenvolvimento corporal e cognitivo. ... Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental.
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
Porém, é importante conhecer a história da Educação Física para sabermos que ela vai muito além disso. Tendo em mente que a Educação Física influencia não só no bem-estar físico, mas também no mental e espiritual, é possível identificar benefícios que vão além de um corpo sarado.
O papel educativo acontecia pela presença das escolas de modalidades, como: natação, ginástica, esgrima, dança e música. Tais práticas perfaziam um papel muito interessante para a Educação Física da época. Guanabarense. Todos estes clubes foram identificados na legislação do império entre os anos de 1860-1870.
Educação Física, inicialmente chamada de ginástica, foi implantada em nossas escolas no final do século XIX, revelando uma concepção higienista fundamentada nos conhecimentos da anatomia e fisiologia. ... A explicação do desenvolvimento do ser humano ficava restrita ainda aos processos fisiológicos e mecânicos.
No Renascimento, a Educação Física deu um salto em busca do seu próprio conhecimento. O período da renascença fez explodir novamente a cultura física. A admiração e dedicação pela beleza do corpo, antes proibida, agora renasce com grandes artistas como Leonardo da Vinci (1432-1519).
Como falar com um atendente da Coca-cola?
O que são os condutores térmicos?
Como fazer cálculo de 20 por cento?
Quais são os suprimentos de informática?
Como inserir dados no gráfico pizza Excel?
Quantos dias o Correio faz a segunda tentativa de entrega?
O que significa quando um artigo é revogado?
O que é a levedura nutricional?
O que se deve usar para lavar bijuterias?
Quais são as principais doenças hereditárias?
O que significa Purple Guy em português?
Como chamar a cortana por voz?
Qual é a massa específica do cimento?
Qual o valor da dança de salão?
Quanto tempo de faculdade de psicologia?