Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.
Para tanto, analisou-se as competências específicas de Matemática da BNCC, relacionando-as com modos de fazer Educação Matemática nessa etapa de ensino. Como resultado, elencamos as categorias: (1) Culturas; (2) Tecnologia; (3) Interdisciplinaridade; (4) Processos de organização e registros; (5) Conteúdos atitudinais.
Competências específicas de Matemática e suas tecnologias
Essas unidades fazem parte da própria área, como números, álgebra, geometria, grandes medidas, probabilidade e estatística, integrados de forma consistente.
A competência matemática, como foi caracterizada, promove a mobilização de saberes (culturais, científicos e tecnológicos) para compreender a realidade e para abordar situações e problemas. Ao mesmo tempo, proporciona instrumentos que favorecem o uso de linguagens adequadas para expressar ideias.
Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente.
22 curiosidades que você vai gostar
Competência 6. Resolução de situações-problema: A BNCC prevê que o aluno seja capaz de enfrentar soluções, em múltiplos contextos, e expressar suas respostas através de diferentes registros e linguagens, o que inclui meios matemáticos, como gráficos, algoritmos e fluxograma, e a linguagem materna.
A BNCC da área de Matemática e suas Tecnologias propõe a con- solidação, a ampliação e o aprofundamento das aprendizagens essenciais desenvolvidas no Ensino Fundamental.
Liderança, comunicação, foco em resultados e capacidade de organização são alguns exemplos. As habilidades, por outro lado, são qualidades que uma pessoa tem naturalmente para fazer alguma coisa. Ou seja, enquanto a competência pode ser aprendida, a habilidade geralmente é algo da própria pessoa e nasce com ela.
Na BNCC, cada Competências Geral é definida como ” a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Matemática e Suas Tecnologias é uma área estudada ao longo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, cobrada praticamente em todas as provas de vestibular, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja).
No ensino médio são cinco os campos de atuação social: da vida pessoal; artístico-literário; das práticas de estudo e pesquisa; jornalístico-midiático; e de atuação na vida pública.
São objetivos do ensino de Matemática no nível médio: a) compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam ao aluno desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral; b) aplicar seus conhecimentos matemáticos a situações diversas, utilizando-os na interpretação da ...
A habilidade EF05MA07 consiste em: Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
A habilidade EF04MA03 consiste em: Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
As competências específicas promovem a articulação entre as áreas tanto de forma horizontal, integrando os componentes curriculares, quanto vertical, na progressão dos Anos Iniciais aos Anos Finais e na continuidade das experiências dos alunos.
Competências gerais de forma resumida: Conhecimento. Pensamento científico, crítico e criativo. Repertório cultural.
Em Educação o conceito de competência tem surgido como alternativa a capacidade, habilidade, aptidão, potencia- lidade, conhecimento ou savoir-faire. É a competência que permite ao sujeito aprendente enfrentar e regular adequada- mente um conjunto de tarefas e de situações educativas.
É o processo através do qual você implementa estratégias para entender e gerenciar eficazmente as emoções para alcançar um determinado resultado. Exemplos incluem: A capacidade de reconhecer e regular suas emoções e comportamentos no local de trabalho.
Como foi dito acima, as habilidades podem ser definidas a partir do “saber fazer”. Uma pessoa pode, por exemplo, saber cozinhar, jogar bola, fazer malabarismo, lavar roupas, pintar uma parede, entre outros. No entanto, existem algumas habilidades que são indispensáveis no exercício da gestão de desempenho.
O que colocar no currículo em habilidades? No seu currículo, você deve colocar uma lista com as suas 5 ou 6 habilidades profissionais mais relevantes. Liste as suas habilidades profissionais e as características pessoais também. Mencione 1 ou 2 habilidades também no seu resumo para currículo.
Em Matemática, a BNCC propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.
Dicas para adaptar a aula de Matemática à BNCCFaça um levantamento das diferenças entre os parâmetros antigos e os novos trazidos pela BNCC. ... Pense de que forma as unidades temáticas podem ser trabalhados nas aulas e procure, sempre que possível, utilizar mais de uma unidade ao mesmo tempo;
A BNCC estabelece que, no Ensino Fundamental, a escola precisa preparar o estudante para entender como a Matemática é aplicada em diferentes situações, dentro e fora da escola. Na aula, o contexto pode ser puramente matemático, ou seja, não é necessário que a questão apresentada seja referente a um fato cotidiano.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Habilidade: EF01MA01 - Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
Qual a principal característica do Condoreirismo?
O que faz um diretor de documentário?
Como colocar linha na coluna Word?
Como se classificam os modos de transporte urbano de passageiros?
Quais os impactos da violência urbana no Brasil?
Quais as características jurídicas da responsabilidade civil objetiva?
Qual a diferença entre inteligência e sabedoria?
Como se cadastrar como conciliador?
Quais são as vantagens da boa gestão de segurança do trabalho?
É proibido vender VAPE para menores?
Como é feita a avaliação diagnóstica?
São condições importantes para escolha do local da instalação da empresa rural?
Precisa fazer exame de retorno ao trabalho após licença maternidade?
Como o cloro atua no organismo?